TRE diz que 32 mil mesários passarão por treinamento em Mato Grosso
No estado há 60 zonas eleitorais; eleição será dia 2 de outubro
Os quase 32 mil eleitores de Mato Grosso convocados para trabalhar como mesários nas eleições municipais 2016, recebem treinamento para o exercício de suas funções no dia do pleito, desde segunda-feira (29/08). As capacitações podem ser presenciais ou à distância (online).
Em Mato Grosso há 60 zonas eleitorais, tendo cada uma a responsabilidade de convocar e treinar os colaboradores (mesários, coordenadores, secretários de prédio, entre outros), que irão atuar nos locais de votação de sua circunscrição.
Também compete a cada juízo eleitoral decidir qual será a forma utilizada para realizar a capacitação, presencial ou à distância.
O treinamento online é exclusivo para mesários convocados, conforme artigo 98 da Lei nº 9.504/1997 e artigo 177 da Resolução TSE nº 23.456/2016. O ambiente virtual oferece capacitação para eleições com ou sem biometria.
Após a conclusão de todas as aulas e exercícios, o mesário recebe uma declaração atestando sua participação no curso, seja presencial ou à distância. Esse documento garante aos participantes a dispensa do serviço (público ou privado), sem prejuízo de salário, vencimento ou qualquer outra vantagem, por dois dias.