Sorriso: sistemas de agendamento de consulta e exames apresentam problemas técnicos
A falha também ocorre em Sinop e Cuiabá
A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, informa que nas últimas 72 horas os sistemas de agendamento de consultas e exames (SISREG) e de confecção e atualização do cartão SUS (CADWEBSUS) estão apresentando problemas técnicos, o que está prejudicando o atendimento à população.
Como os sistemas são online e o banco de dados é lotado em Brasília, há dificuldade na comunicação entre o Município e o Ministério da Saúde. O problema não está somente em Sorriso, pois o Escritório Regional de Saúde de Sinop e a Central de Vagas em Cuiabá também estão com as mesmas dificuldades de trabalho.
A conexão local de internet em Sorriso apresenta bastante oscilação, o que acaba por deixar o sistema lento. Para tentar amenizar o problema, a Secretaria de Saúde tem aberto chamados sempre que os sistemas apresentam problemas, porém muitas vezes as respostas do Ministério são de que as páginas se encontram em manutenção, para melhor atender aos Estados e Municípios.
Outra medida adotada é o encaminhamento dos pacientes para unidades de referência e contra referência entre os Programas de Saúde da Família, ou seja, unidades mais próximas.
As unidades de saúde têm adotado, também como medida paliativa, a solicitação que o usuário ligue no PSF antes de se deslocar para verificar se o sistema está ou não disponível.
Assim que o problema for sanado, a Secretaria emitirá novo esclarecimento.