Prefeitura de Sorriso abre Refis 2026 com descontos de até 100% em juros e multas
Sorriso: safra do milho pode ter até 30% de quebra
A falta de chuvas atrapalhou o desenvolvimento das lavouras
As mesmas dificuldades que preocuparam os produtores de Sorriso durante a safra de soja voltaram a aparecer agora na de milho. Segundo o Sindicato Rural do município, as estimativas para produção, venda e ‘quebra’ não são nada positivas.
Os atrasos no plantio pela falta de chuvas atrapalhou o desenvolvimento das lavouras. Nesta safra – em uma área de 420 mil hectares, que é a mesma do ano passado – estima-se uma quebra de até 30%.
Conforme pesquisa, os produtos apontam que a situação das lavouras é 50% regular e 35% ruim.
Mesmo que a chuva cai a partir de hoje e nos próximos dias, segundo o presidente Sindicato Rural, Laércio Lenz, as precipitações não mais resolverão os problemas das lavouras.
A colheita deve começar em junho e, por enquanto, não há certezas sobre a produtividade. O Sindicato Rural estima a colheita de cerca de 90 sacas por hectare, embora o ideal seja de acima de 110 sacas.
“A surpresa vem mesmo na hora de colher. Mas, prevemos uma quantidade abaixo do ideal para cobrir os investimentos e proporcionar uma rentabilidade justa ao produtor, que seria acima de 110 sacas por hectare”.
Confira a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record).