Motorista de 30 anos morre após grave colisão entre caminhões na MT-242 entre Sorriso e Nova Ubiratã
Sorriso: artistas de rua são conduzidos à Delegacia de Polícia
Material utilizado no “Jogos dos Facões” foi apreendido
Três artistas de rua foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Sorriso para prestar esclarecimentos. Com eles foram encontrados nove facões, utilizados nos “Jogos Facões”, uma das modalidades adotadas pelos malabaristas.
Os carros param diante do sinal vermelho e os artistas de rua, no período em que o semáforo está fechado, fazem sua apresentação com diversas modalidades, desde o malabarismo com pinos, até práticas mais arriscadas com lanças de fogo.
Mas, o uso de facões foi o que incomodou alguns populares. O material utilizado pelos artistas de rua – nove facões – foi apreendido após eles chegarem na delegacia.
Um dos detidos, o artista Vinícius Porto Trecha, postou em uma rede social a sua indignação sobre a detenção. Para ele, trata-se de um prejuízo financeiro e moral.
“O suor do meu rosto provém do meu caráter (...). Fomos detidos em posse de facões que não portam fio ou ponta. Fomos descriminados. Saí do semáforo algemado pelo fato de ter citado uma lei de amparo ao artista de rua no qual protege nossa imagem por fato de trabalharmos com o público. Do mais, fica a revolta e a ausência do meu material de trabalho que está apreendido”.
Para Trecha, os artistas deveriam ser comunicados que não deveriam apresentar o “Jogo dos Facões” em Sorriso. “Não entendem que nós somos artistas. Nós não estamos pedindo dinheiro, estamos fazendo o nosso show”, citou.
No Facebook, colegas se solidarizaram com a detenção dos artistas e uma internauta escreveu. “Eu particularmente admiro o trabalho de vocês. De verdade, acho incrível”.
A equipe de reportagem da TV Sorriso (Record) exibirá uma reportagem completa sobre o fato, incluindo a versão da Polícia Civil.