Motorista de 30 anos morre após grave colisão entre caminhões na MT-242 entre Sorriso e Nova Ubiratã
"Projeto deve ser liderado pelo presidente da Assembleia", diz deputado
Dal'Bosco diz que líder tenta aprovação rápida de PPA; deputados defendem cronograma
O deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM) defendeu que a tramitação do Plano Plurianual – que orienta as ações de Governo para os anos de 2016-2019 e que envolve recursos de R$ 75,8 bilhões – seja liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB).
Isso porque, nas últimas semanas, o líder do Governo, deputado Wilson Santos (PSDB), vem tentando impor que a matéria siga o regimento interno do Poder Legislativo, o que, segundo ele, concluiria a apresentação de emendas até a próxima quarta-feira (9).
No entanto, segundo Dilmar, que é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), seguir a risca o regimento implicaria em levar a discussão da PPA até o final do ano.
“Se formos pelo regimento interno, podemos correr um grande risco, porque a qualquer tempo o parlamentar pode pedir vista e apresentar emenda. Podemos correr risco de levar o PPA até o mês de novembro”, disse Dilmar.
“Na LDO, já tivemos um grande risco pela forma que foi conduzida. No PPA temos que ter condução e o líder deve deixar a condução para o presidente da Assembleia, deputado Guilherme Maluf, e para os presidentes das comissões para que a gente delibere e consiga produzir. Vamos ganhar muito, principalmente no tempo”, afirmou.
Segundo Dilmar, na última semana, as comissões de Fiscalização Orçamentária e a de Constituição e Justiça elaboraram, em conjunto, um cronograma para a tramitação do PPA na Casa, que estipula o dia 24 de setembro como prazo final para apresentação de emendas.
Duas audiências públicas serão realizadas nos dias 15 e 17 deste mês. Ainda conforme o cronograma, a projeto deve ser aprovado em primeira votação no dia 30 de setembro e em segunda votação no dia 1º de outubro.
“O líder do Governo usou a tribuna para dizer que quer que respeitem o regimento interno. Acho que tem que ter entendimento. O presidente da Assembleia precisa chamar o processo [de tramitação] para si. Já definimos um cronograma e acredito que esse é o melhor encaminhamento”, disse.