Motorista de 30 anos morre após grave colisão entre caminhões na MT-242 entre Sorriso e Nova Ubiratã
PRF inicia abordagem para convencer garimpeiros a deixar Serra do Caldeirão
Grupos fomentam resistência à decisão judicial
Na tentativa de garantir a ‘aventura’ em busca de ouro, grupos tentam fomentar a permanência no garimpo da Serra do Caldeirão (em Pontes e Lacerda), contrariando determinação em caráter liminar do juiz federal Francisco Antônio de Moura Junior, que atua em substituição na 1ª Vara da Subseção de Cáceres.
Leia também: Garimpo em Pontes e Lacerda tem deslizamento
Garimpeiros e 'aventureiros' já foram comunicados pela Polícia Rodoviária Federal quanto à existência da ordem e solicitaram que a área de extração seja liberada. (Veja vídeo abaixo)
A constatação quanto ao 'movimento pela resistência' é do chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Pontes e Lacerda, Hamilton Antônio da Silva, que vem atuando como interlocutor do Grupo de Gestão Integrada (GGI) – que reúne órgãos de segurança estaduais e da esfera federal.
No domingo, 18, o inspetor realizou reuniões com os garimpeiros em pontos distintos da serra, onde, didaticamente, informou aos garimpeiros que o descumprimento da ordem judicial pode acarretar em multa diária de R$ 1 mil, além da apreensão e destruição de maquinários empregados na extração e ainda culminar em prisões. Uma das reuniões foi gravada e mostra que um grande número de homens atentos à explicação.
“O que se percebe é que existe um grupo considerável de pessoas que pretendem sair. Eles cobram uma data limite, mas expliquei que não disponho dessa informação. A ordem judicial determina que seja efetuada a retirada, mas essa é uma atividade que será coordenada pela Polícia Federal. A grande maioria das pessoas pretende sair, mas existem pessoas que tentam formatar uma estratégia na tentativa de permanecer no local”, pontou, afirmou Hamilton Antônio da Silva ao Olhar Direto.