Incêndio em armazém da Bunge mobiliza bombeiros às margens da BR-163 entre Sorriso e Sinop
Mais de 18 mil lojas de informática fecharam no país em um ano
Grandes redes abocanharam os pequenos varejistas
Mudança de hábito, grandes redes engolindo pequenos negócios e recessão provocaram queda forte no número de lojas de equipamentos de informática. São 18.400 lojas a menos nesse ramo em um ano, recuo de 10,3%, mais intenso que no varejo em geral, que foi de 7,2%, com o fechamento de 144 mil lojas, de acordo com levantamento inédito da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Foi a primeira redução no número de lojas desde 2005.
As famílias estão deixando de lado os microcomputadores e adotando tablets e smartphones, o que afeta diretamente o setor.
As vendas cresciam mais de 30% em 2006, e a expansão de dois dígitos se manteve até 2011. Depois, as altas foram ficando mais tímidas, até que no ano passado, as vendas começaram a cair (1,7%). E não foi culpa da alta do dólar, pois a inflação do setor ficou menor. O preço do computador caiu 5% no ano passado.
— Houve mudança no padrão de consumo, trocaram o computador por outro tipo de aparelho, e na estrutura nesse varejo: grandes redes abocanharam os pequenos que não conseguiram sobreviver diante da concorrência e da mudança de hábito — explicou Fabio Bentes, economista da CNC.