Estrutura do GAFFFF Sorriso ganha forma e entra na etapa decisiva de montagem
INSS corta 41 benefícios ilegais em Mato Grosso
As perícias de reavaliação começaram em setembro
Em Mato Grosso, 41 pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tiveram o benefício cancelado depois da operação “pente-fino” realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário em todos os estados brasileiros.
O INSS investigou 834 cartas de concessão de benefício em Mato Grosso. Das 489 de Cuiabá, 25 foram anuladas.
Ainda de acordo com o Ministério, a economia estimada apenas no Estado ultrapassa R$ 513 mil.
O governo federal confirmou que foram realizadas 20 mil e 964 perícias de reavaliação de segurados que recebiam algum tipo de benefício por incapacidade há mais de 2 anos. Do total, mais de 16 mil tinham alguma irregularidade.
No pente-fino, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, constatou-se que em 80% dos casos a manutenção do pagamento estava sendo feita indevidamente, pois não foi constatada incapacidade laboral.
As perícias de reavaliação começaram em setembro e o balanço do governo inclui o período até 31 de outubro.
No dia 4 de novembro, a operação pente-fino foi interrompida, pois a medida provisória número 739, que definiu as regras da reavaliação não foi votada a tempo na Câmara dos Deputados e perdeu a validade.