Além do Gaeco, Polícia Civil retira delegados do Detran e Intermat
Retorno de delegados se deve a necessidade reforçar DHPP e DERF
O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas, informou que a saída de um dos delegados do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) ocorrerá por conta de uma medida administrativa da Polícia Civil de reforçar o efetivo da DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa) e da Delegacia de Roubos e Furtos de Várzea Grande (DERF-VG).
“Todos os órgãos públicos onde dois delegados estão cedidos para outras atividades, um deles deverá retornar a Polícia Civil. O mesmo será feito com o Intermat (Instituto de Terras de Mato Grosso) e no Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Estamos trabalhando para reforçar a DHPP em Cuiabá e a DERF de Várzea Grande que estão operando com déficit de delegados”, declarou.
No Detran, que já foi presidido pelo próprio Rogers Jarbas, estão lotados os delegados Arnon Osny Mendes Lucas e Fernando Martin Lopes. Já no Intermat, um dos que ocupam cargos comissionados é o delegado Fausto Freitas (presidente).
O secretário ainda ressaltou que a segurança pública trabalha com o intuito de ampliar o efetivo de delegados da Polícia Civil e está prestes a ser lançado um concurso público para preencher 120 vagas.
“Já concluímos a licitação para realização deste concurso e agora estamos trabalhando para o lançamento do edital”.
Por último, o secretário negou que haja alguma motivação política para enfraquecer um órgão de investigação como o Gaeco. “Não há nada disso. Trata-se de uma medida administrativa. A atual gestão tem compromisso com os órgãos fiscalizadores e os vê como parceiros essenciais para a administração pública”, disse.
O Conselho Superior da Polícia Civil se reúne nesta terça-feira (5) para decidir qual delegado sairá do Gaeco para reintegrar a Polícia Civil, pois já houve a deliberação. Tratam-se dos delegados Wylton Massao Ohara e Carlos Américo Marche.