Jovem de 19 anos morre após seis dias internado em estado grave após acidente em Sorriso
Apenas dois deputados de MT votam a favor da ampliação de cadeiras na Câmara Federal
Dos oito deputados federais de Mato Grosso, apenas dois votaram a favor do projeto de lei complementar que aumenta de 513 para 531 o número de cadeiras na Câmara dos Deputados. Emanuel Pinheiro Neto e Juarez Costa, ambos do MDB, apoiaram a proposta, aprovada na noite desta quarta-feira (8).
O texto ainda será analisado pelo Senado antes de entrar em vigor, mas já projeta mudanças diretas na composição da bancada mato-grossense e também da Assembleia Legislativa do Estado.
A proposta aumenta em duas as cadeiras destinadas a Mato Grosso na Câmara Federal, passando de 8 para 10 parlamentares. Na esfera estadual, a Assembleia Legislativa terá sua composição elevada de 24 para 30 deputados estaduais.
Votação dividida
Se por um lado dois parlamentares mato-grossenses apoiaram o projeto, outros seis se posicionaram contra a ampliação. Votaram contrariamente os deputados Coronel Assis (União Brasil), Coronel Fernanda (PL), Gisela Simona (União Brasil), José Medeiros (PL), Nelson Barbudo (PL) e Rodrigo da Zaeli (PL).
Entenda a mudança
O aumento no número de cadeiras surge após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que ordenou ao Congresso a adequação da representatividade parlamentar com base no Censo Demográfico de 2022, realizado pelo IBGE.
A decisão original previa apenas a redistribuição das 513 cadeiras atuais, ajustando o número de representantes conforme o crescimento ou redução populacional dos estados. Para evitar a redução de vagas em algumas unidades da federação, o Congresso optou por ampliar o número total de cadeiras, beneficiando estados como Mato Grosso, que registraram crescimento populacional expressivo.
A mudança busca refletir melhor a atual distribuição populacional do país, ainda que, com a ampliação, evite desgastes políticos que uma redistribuição direta poderia gerar entre os estados.