Colisão frontal entre carreta e picape deixa dois mortos na BR-163 em Sorriso
Sorriso encerra 2016 com saldo negativo na geração de empregos
Dados do Caged apontam que foram 282 pessoas demitidas a mais
As empresas e indústrias em Sorriso encerraram 2016 no vermelho no setor de geração de empregos. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (o Caged), do Ministério do Trabalho, apontam que foram 282 pessoas demitidas a mais, ano passado, resultado de 13.970 contratações e 14.252 demissões feitas por empresas e indústrias de todos os segmentos.
Esses dados são de trabalhadores que tinham registros em carteira.
O pior saldo foi o da construção civil, que acabou com 369 vagas. Em seguida, aparece o comércio, que empregou 4.245 pessoas e mandou embora outras 4.470, encerrando o ano com 225 empregos a menos.
No extrativismo mineral, foram 13 admissões e 17 rescisões, ou seja, menos 4 empregados. A administração pública contratou 4 trabalhadores e demitiu outros 5.
Os demais setores fecharam o ano gerando mais empregos. O melhor desempenho ficou com o setor de serviços, que empregou mais de 3,2 mil trabalhadores e demitiu 3.037, resultando em 198 postos de trabalho a mais.
A agropecuária formalizou 2.675 contratos e rescindiu outros 2.609, o que gerou saldo positivo de 66 empregos.
Em serviços industriais de utilidade pública foram 67 admissões e 38 demissões, ou seja, 29 vagas a mais foram ocupadas.
A indústria de transformação empregou 2.148 pessoas e mandou embora outras 2.124, conseguindo saldo positivo de 24 empregos.
Em dezembro, Sorriso ficou no vermelho. As empresas e indústrias no município contrataram 830 trabalhadores e demitiram 1.140, resultando em 310 postos de trabalho a menos.