"Agora é hora de administrar a tristeza", diz Ancelotti após eliminação do Brasil para a Noruega
Soja em Sorriso rende até 55 sacas por hectare com problemas pontuais de qualidade
O levantamento é da consultoria AgRural
O levantamento da consultoria AgRural mostram que a colheita da soja avançou 5 pontos percentuais nesta semana e atingiu 12% da área cultivada, em Mato Grosso, conforme Fernando Muraro, sócio-diretor da AgRural.
Em Sorriso, no médio-norte de Mato Grosso, a soja precoce está rendendo de 30 a 55 sacas, com problemas pontuais de qualidade. Em Campos de Júlio, no oeste, apesar das chuvas os lotes estão saindo sem grãos avariados.
Ele observa que o desempenho nesta semana supera os 9% do início de fevereiro do ano passado e os 8% da média de cinco anos para o período. “Embora haja atraso em Mato Grosso, a colheita acelerada em outros estados, especialmente no Paraná, dá ritmo à evolução do número brasileiro”, diz Muraro.
Segundo a AgRural, a colheta no Paraná atingiu 24% da área, ante 16% há um ano. “O índice só não é maior devido às chuvas acima da média nos últimos dias”, afirma Muraro. Na região oeste, o tempo quente e seco em janeiro adiantou o ciclo de algumas lavouras, deixando mais soja pronta para a colheita. No norte, o ritmo ainda é lento, mas os resultados da soja precoce agradam, com média de 55 sacas por hectare.
Muraro comenta que no Rio Grande do Sul, onde a colheita ainda não começou, bons volumes de chuva foram registrados nesta semana e levaram alívio às lavouras que sofreram com o tempo quente e seco de janeiro. “Embora haja perdas pontuais, a safra tem bom potencial. Em Erechim, a colheita deve começar no fim do mês”, diz ele.
No caso do Centro-Oeste, apesar das chuvas a colheita avançou cinco pontos nesta semana em Mato Grosso, chegando a 12% da área. “Mesmo assim, o índice está atrás dos 16% da mesma época do ano passado”, afirma Muraro, observando que o temor de perda de qualidade levou os produtores a colher a soja mesmo com umidade.
Em Mato Grosso do Sul as precipitações estão frequentes, mas 12% da área já está colhida. Com medo de perdas de qualidade, quem tinha soja dessecada aproveitou as aberturas de sol desta semana para colher. Em Maracaju, onde lotes estão saindo com 18% de umidade, a média da soja precoce está em 55 sacas por hectare. Em Goiás, 7% da área foi colhida. Na região de Jataí, no sudoeste, há talhões rendendo até 63 sacas, diz a AgRural.