Suspeitos de roubo violento contra família são presos em Sorriso; crime teria sido ordenado de dentro de presídio
Dupla foi localizada após buscas em região de mata; veículos, arma de fogo e outros objetos roubados foram recuperados durante a operação policial.
Dois homens, de 27 e 28 anos, foram presos na noite desta segunda-feira (19), suspeitos de envolvimento em um assalto a uma residência no bairro Portal Kaiabi, em Sorriso. Durante o crime, uma família foi rendida e ameaçada por criminosos armados, que agrediram um dos moradores com coronhadas e fugiram levando uma caminhonete Volkswagen Amarok, um CrossFox, uma espingarda calibre .22, aparelhos celulares, notebook e joias. Segundo a Polícia Militar, os suspeitos detidos afirmaram que o roubo teria sido planejado por uma pessoa que está presa.
A ação criminosa começou quando um homem de 47 anos realizava serviços de limpeza na área externa da residência, acompanhado do pai. Os dois foram surpreendidos pelos assaltantes e obrigados a entrar no imóvel, onde estavam a esposa e as filhas da vítima. Conforme o relato à polícia, os criminosos agiram com violência, agrediram o morador e vasculharam os cômodos da casa à procura de objetos de valor e armas de fogo. Após o assalto, fugiram levando os veículos e os demais pertences da família.
A mobilização das forças de segurança, com apoio do sistema de videomonitoramento Vigia Mais MT, permitiu localizar os dois veículos em uma área de mata nas proximidades da estrada de acesso à Linha Celeste. Apesar da recuperação dos automóveis, os suspeitos não foram encontrados inicialmente. As buscas continuaram e, após informações de que dois homens haviam solicitado carona às margens da estrada, os policiais intensificaram o patrulhamento e localizaram a dupla saindo de uma região de vegetação.
Durante a abordagem, segundo a Polícia Militar, os suspeitos admitiram participação no assalto e indicaram o local onde haviam escondido a espingarda roubada, posteriormente recuperada. Os militares também encontraram uma tornozeleira eletrônica desligada, que pertenceria a um dos envolvidos. A suspeita é de que o equipamento tenha sido rompido antes da prática criminosa, numa tentativa de evitar o monitoramento.
Os dois homens foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Sorriso, onde permaneceram à disposição das autoridades. A investigação deverá apurar a possível participação de outros criminosos e a informação de que o assalto teria sido articulado por um detento. As circunstâncias do planejamento e a identidade do suposto mandante ainda dependem de confirmação pelas autoridades.