Colisão frontal entre carreta e picape deixa dois mortos na BR-163 em Sorriso
Morre ministro do STF Teori Zavascki após queda de avião pequeno em Paraty
Ele deve ser velado no STF e será enterrado em Santa Catarina
Confirmado pelo Corpo de Bombeiros: o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki faleceu vítima do acidente aéreo em Paraty, no litoral sul do Rio, na tarde desta quinta (19) . Ele deve ser velado no STF e será enterrado em Santa Catarina.
Teori estava a bordo do avião modelo Beechcraft C90GT, prefixo PR-SOM pertencente a Carlos Alberto Filgueiras, dono do Hotel Emiliano, em São Paulo e no Rio. A aeronave, que tem capacidade para oito pessoas, deixou o Campo de Marte, em São Paulo, às 13h. O acidente aconteceu por volta das 13h.
Abalada, a presidente do Tribunal, Cármen Lúcia, voltou a Brasília ao saber do acidente.
Nascimento em Santa Catarina e formação
Teori na nasceu cidade catarinense de Faxinal dos Guedes no dia 15 de agosto de 1948. Antes de ingressar no STF, Teori integrou o Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde maio de 2003, participando da Corte Especial, do Conselho de Administração e da Comissão de Documentação. Foi eleito membro efetivo do Conselho da Justiça Federal (CJF) em junho de 2011 e participou, também, do Conselho da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.
Teori Zavascki era membro do Poder Judiciário desde 1989, quando foi nomeado para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (com jurisdição no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná), onde exerceu a presidência no biênio 2001-2003. O ministro formou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 1972. Na mesma universidade, obteve os títulos de mestre e doutor em direito processual civil.
Em 1980, Zavascki ingressou na carreira acadêmica como professor concursado da disciplina de introdução ao estudo de direito, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de onde estava licenciado. Foi professor de direito processual civil na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de junho de 1987 a junho de 2005, quando assumiu a cátedra na Faculdade de Direito da UnB.
O ministro iniciou a trabalhar com advocacia em 1971, com escritório estabelecido em Porto Alegre (RS). De dezembro de 1976 a março de 1989, foi advogado do Banco Central do Brasil, onde exerceu o cargo de coordenador dos Serviços Jurídicos para o Rio Grande do Sul de outubro de 1979 a abril de 1986. Foi superintendente jurídico do Banco Meridional do Brasil S.A., no período de abril de 1986 a março de 1989.
Saiba mais:
Avião cai em Paraty; STF diz que Teori Zavascki estava na lista de passageiros