Ari Lafin entra no grupo dos 22 nomes mais lembrados para a Assembleia Legislativa em Mato Grosso
Governo sanciona lei que cria Conselho Estadual de Turismo
Setor ganhou uma linha de crédito específica em Mato Grosso
O governador do Estado de Mato Grosso, Pedro Taques, sancionou a lei que cria o Conselho Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Cedtur), que terá atribuições consultiva e deliberativa. A assinatura ocorreu na Feira Internacional de Turismo (FIT) do Pantanal.
A criação do conselho era um antigo anseio do trade turística, que pleiteava por esse formato participativo nas decisões sobre ações e políticas voltadas para fomentar a atividade. Antes, no antigo fórum o empresariado do setor contribuía apenas com sugestões.
O Cedtur será mais um instrumento de contribuição para melhorar o desenvolvimento turístico, já que permitirá a participação de toda cadeia produtiva do turismo, além de criar oportunidades para a participação da sociedade na gestão das políticas públicas voltadas ao setor.
Para o governador Pedro Taques o conselho é o mecanismo que fará com que instituições e sociedade civil organizada dialoguem e melhorem as condições do setor. “O Conselho vai funcionar como uma democracia participativa e dialógica, junto às outras instituições, para que possamos melhorar as condições turísticas de Mato Grosso”, disse.
Linha de crédito
Também foi assinado protocolo de intenções para implantar o programa Desenvolve Turismo. O programa Desenvolve Turismo irá disponibilizar linhas de crédito para o financiamento de projetos, apoiando as micro, pequenas e médias empresas do turismo, tanto na área urbana quanto na rural. A linha de crédito terá os recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic).
A MT Fomento, que será a responsável pela operação do programa, está formatando os detalhes da linha de crédito, como valor a ser disponibilizado, condições de pagamento, entre outros, e será lançada em breve. Os recursos poderão ser utilizados pelos empresários do setor para implantação, modernização, reforma ou ampliação de suas atividades.
Nesta sexta-feira (22), ainda na programação da FIT Pantanal, às 14h20, a MT Fomento fará uma apresentação prévia da Desenvolve Turismo para o Trade Turístico de Mato Grosso.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, a linha direcionada especificamente para o turismo é estratégica para que os empresários possam investir em melhorias no seu negócio. “Não adianta nada a gente eleger como prioridade o turismo, fazer promoção e divulgação dos nossos atrativos e qualificação técnica, se não trabalharmos com outra importante ferramenta que é o incentivo financeiro”.
O governador Pedro Taques destacou que o trade turístico é quem sabe quais são suas necessidades e ao Poder Executivo cabe desenvolver políticas públicas que apoiem o setor. “É preciso dar boas condições para o turista que vem para cá, como bom atendimento e estrutura dos empreendimentos, por isso a linha de crédito”.
Para o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso (Sindetur-MT), Oiran Gutierrez, pela primeira vez o governo enxerga o turismo como setor da economia, que gera renda. “São ações assim que efetivamente nos auxiliam no desenvolvimento do nosso negócio”.
Ainda na ocasião, a Sedec apresentou outras ações que são desenvolvidas pela pasta com foco no fomento ao turismo, como o Programa Estadual de Incentivo à Aviação Regional (Voe MT), a reativação do Conselho Estadual de Turismo e a divulgação do Boletim de Turismo de Mato Grosso.