Bruno França: “Ivan foi traído, emboscado e morto; versão de briga de bar era mentira
Delegado de Sorriso participa de megaoperação que desarticula facção em Guarantã do Norte
Uma operação de grande porte contra o crime organizado foi deflagrada nesta segunda-feira (17) em Guarantã do Norte a cerca de 300 km de Sorriso , no norte de Mato Grosso, após mais de um ano de investigações coordenadas pelo delegado Waner dos Santos, da Delegacia da Polícia Civil do município. A ofensiva teve como alvo uma facção criminosa com atuação concentrada na cidade e resultou na prisão de 49 pessoas.
Com ampla experiência em operações contra facções, o delegado Bruno França, titular da Delegacia de Sorriso, integrou a equipe e efetuou uma das prisões. Reconhecido pelo trabalho à frente da segurança pública local, Bruno França mantém forte parceria com a Polícia Militar e outras forças de segurança, contribuindo para a queda dos índices de criminalidade em Sorriso.
Segundo Waner dos Santos, foram expedidos 60 mandados de prisão temporária, 14 de prisão preventiva, 5 internações de menores e 54 mandados de busca e apreensão, inclusive dentro de unidades prisionais. “Foi uma pancada no crime organizado. Tiramos de circulação quase 50 integrantes, apreendemos drogas e veículos, e golpeamos diretamente a estrutura da facção”, destacou o delegado.
A operação mobilizou efetivos de diversas regionais da Polícia Civil de Mato Grosso Sorriso, Cáceres, Rondonópolis, Nova Mutum, Confresa, Sinop além de equipes das delegacias especializadas de Cuiabá. O delegado regional Geraldo Gezoni enfatizou a integração entre as unidades: “Mesmo sendo uma regional menor, mantemos um grande volume de operações. Atuamos recentemente em Terra Nova e Matupá e, hoje, mostramos novamente a força da Polícia Civil no combate ao crime organizado.”
Além de tráfico e associação para o tráfico, a facção investigada responde por estelionatos e homicídios. As autoridades acreditam que os desdobramentos da operação ajudarão a esclarecer outros crimes na região.
A ofensiva integra o programa Tolerância Zero da Secretaria de Estado de Segurança Pública, que intensificou o combate às organizações criminosas em todo o território mato-grossense.