Sorriso: mobilização de vacinação contra gripe será amanhã, dia 20
A meta é imunizar cerca 15 mil pessoas em Sorriso
Até meados deste mês, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Sorriso, que começou no dia 17 de abril e vai até 26, imunizou apenas cerca de 40% do total da meta estipulada pela Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, que foi de 15 mil pessoas.
O Dia “D” de vacinação contra a influenza será neste sábado (20). Na ocasião, todas as unidades de saúde de Sorriso estarão abertas. No período da manhã, uma equipe especial atenderá no bairro Santa Maria.
As pessoas que devem se vacinar são: idosos com 60 anos ou mais; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais comprovadas por documentos; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional apresentando documento funcional.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
Confira AQUI a reportagem completa no Cidade Alerta, programa da TV Sorriso (Record TV).