Servidores do Detran iniciam greve e organizam mobilização
A duração da greve será por tempo indeterminado, diz Sinetran
Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) iniciam no fim da manhã desta segunda-feira (11) uma greve, por tempo indeterminado, para cobrar o reajuste da tabela salarial que está defasada desde 2011. Uma mobilização será realizada na sede do órgão em Cuiabá no final da manhã de hoje.
A presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran), Daiane Renner, afirma que a duração da greve será por tempo indeterminado, até que o Governo apresente uma proposta para a defasagem da tabela salarial.
“A greve é pela atualização da tabela salarial. Nós queremos que o Governo resolva a defasagem que nós estamos vivendo já há 6 anos, porque a nossa última tabela foi publicada em 2011, então de lá pra cá nós não tivemos nenhum ganho real. Também não tivemos nos últimos anos a reposição da inflação da maneira como a lei determina, e isso vem acumulando à defasagem dos salários ao longo dos anos. Isso pode ser corrigido com a publicação de uma nova tabela salarial”, disse Daiane.
A movimentação dos servidores de Cuiabá e Várzea Grande na sede do Detran-MT, será iniciada às 11h. Em Mato Grosso, o Detran possui cerca de 930 servidores, e segundo a presidente do Sinetran, todas as 71 unidades do órgão no Estado irão aderir à greve.
Alguns dos servidores do Detran-MT são comissionados ou terceirizados, e estes não irão aderir ao movimento. O Detran-MT ainda irá decidir como estes funcionários serão empregados durante a greve.
Outro lado
Em nota recebida pelo Portal Sorriso, o Governo do Estado informou que, em meio à crise econômica que afeta as contas públicas em Mato Grosso, não há condições, neste momento, de conceder novos aumentos ao salário dos servidores do Detran.
Confira a nota
Entretanto, os esforços da equipe econômica e Casa Civil seguem no sentido de encontrar uma solução para a questão apresentada pelo sindicato da categoria. O Governo do Estado esclarece que toda a margem de aumento foi consumida na negociação para o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), construída em conjunto com os sindicatos e a Assembleia Legislativa. Além disso, o Estado continua fazendo novos cortes de gastos para manter o pagamento dos salários em dia, inclusive, pagando de forma integral todos os reajustes anuais dentro do planejamento apresentado aos servidores.
O Governo do Estado também apresentou à Assembleia Legislativa a PEC do Teto de Gastos, que possibilitará melhoria nas contas públicas estaduais, beneficiando também os servidores da administração.
Por fim, o Governo do Estado lamenta a greve dos servidores do Detran e destaca a disponibilidade de continuar as negociações com a categoria.