GAFFFF Sorriso começa dia 23 e reunirá governadores de todo o Brasil
Sem verba, hospital recebe doações de moradores e suspende 70% das cirurgias
Prefeito disse que pretende fazer leilão solidário para comprar medicamentos
Tem aproximadamente 15 dias que o hospital municipal de Confresa, a 1.160 km de Cuiabá, não realiza cirurgias eletivas, que representam 70% dos procedimentos cirúrgicos feitos na unidade, por falta de recursos. O prefeito Ronio Condão (PSDB) afirmou que desde julho o governo do estado não repassa verba para a saúde do município. A Secretaria de Saúde do estado foi procurada, mas ainda não se manifestou sobre os atrasos.
Leia também:
Sem repasse há quatro meses, hospital fecha as portas em MT
Segundo ele, os repasses em atraso passam de R$ 4 milhões. Com quatro meses sem receber repasse do estado e sem dinheiro para manter os atendimentos, só continuam sendo realizadas as cirurgias de urgência e emergência.
Para o prefeito, a saúde do município vive o seu pior momento, tanto que o hospital está contando com doações dos moradores para manter parte do atendimento. "Chegamos ao ápice da dificuldade financeira e tivemos que compartilhar com os moradores a situação da saúde e as pessoas começaram a ajudar", contou Ronio Condão.
Foram doados insumos básicos, como gaze, esparadrapo, soro, seringas e luvas. Mas, de acordo com o prefeito, medicamentos estão em falta na unidade.
O hospital municipal, quando em funcionamento normal, realiza uma média de 90 a 110 partos mensais, além mais de cirurgias mensais. Com a suspensão recente, foram cortadas 190 cirurgias eletivas.
Segundo o prefeito, a unidade é referência em atendimento de saúde na região devido à distância de grandes cidades. "O hospital atende a população de toda a região. Presta atendimento a mais de sete municípios", disse.
O custo médio mensal do hospital é de aproximadamente R$ 900 mil, sendo que boa parte é destinada ao pagamento da folha de pessoal. São quase 100 funcionários.
Leilão para medicação
Para tentar arrecadar dinheiro e comprar medicamentos para o hospital, o prefeito informou que pretende realizar um leilão. "Vamos falar com os agricultores para doarem vacas e ajudar o município a comprar medicamentos", afirmou. No entanto, o leilão ainda não tem data para ser realizado.
Ato pró-saúde
A situação da saúde também é grave em outros municípios do estado. Contra a falta de repasses para hospitais regionais de Sinop, Sorriso e Colíder, prefeitos de, pelo menos, cinco municípios fizeram um protesto ontem (7), em frente ao Hospital Regional de Sinop.
Durante o ato, os prefeitos e os servidores fecharam uma rua em frente para cobrar a regularização dos repasses.
Saiba mais:
Lideranças de 15 municípios realizam ato pelos hospitais regionais de Sorriso, Colíder e Sinop