Gerson Bicego, presidente da Câmara de Sorriso, é internado após mal-estar
Governador Mauro Mendes sugere boicote ao Carrefour após decisão contra carne do Mercosul
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), criticou duramente a decisão do grupo Carrefour de suspender a compra de carne proveniente do Mercosul, anunciada pelo CEO global da rede, Alexandre Bompard. Em declaração feita na quinta-feira (21), Mendes sugeriu um boicote ao Carrefour e à rede Atacadão, controlada pelo grupo francês no Brasil.
“O diretor mundial do Carrefour tomou a decisão de não comprar mais carne brasileira, mas os brasileiros também têm o direito de escolher de quem comprar. Se o Brasil não serve para vender carne para eles, então essa empresa não deveria ser bem-vista aqui. Eu não vou comprar mais das lojas deles e acho que a população deveria dar o mesmo tratamento que estão dando ao nosso país”, afirmou Mendes.
O governador também criticou o que classificou como “hipocrisia ambientalista” da França, destacando que Mato Grosso, maior produtor mundial de carne bovina, realiza suas atividades de forma legal, sustentável e com rastreabilidade. Mendes enfatizou que o estado preserva mais de 60% de seu território e que decisões como a do Carrefour são formas de criar barreiras comerciais disfarçadas de preocupações ambientais.
“Essa conversa do presidente da França, Emmanuel Macron, e de ambientalistas é pura retórica. No fundo, querem proteger os produtores franceses que não conseguem competir com o agronegócio brasileiro e sul-americano”, disparou Mendes, defendendo o princípio da reciprocidade no consumo.
Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Mato Grosso produziu 715,31 mil toneladas de carne bovina no primeiro semestre de 2023, volume suficiente para abastecer mais de 13 vezes a demanda da população do estado no período. O estado possui o maior rebanho bovino do Brasil, com 34,2 milhões de cabeças, segundo dados do IBGE, e mantém a liderança na produção nacional desde 2004.