Assalto a relojoaria em Sorriso: criminosos fogem, são cercados e presos horas depois
Na manhã desta segunda-feira (27), uma joalheria situada na Avenida Natalino João Brescansin, no centro de Sorriso (MT), foi alvo de um audacioso assalto. Segundo o tenente-coronel Jorge Almeida, a corporação recebeu a informação do crime quase imediatamente e mobilizou equipes, inclusive com policiais que estavam de folga, para iniciar as diligências.
Durante a entrevista, o comandante relatou que os assaltantes usaram uma motocicleta vermelha para cometer o crime, deixando o veículo abandonado no bairro Benjamim Raiser, e em seguida entraram em um carro modelo Toyota Corolla, que serviu como apoio à fuga. A partir das imagens do sistema de monitoramento “Vigia Mais Mato Grosso” e da ação da inteligência da PM, foi possível acompanhar a movimentação dos suspeitos desde o bairro Village até a residência onde dois homens foram detidos.
O tenente-coronel informou que dois indivíduos foram presos até o momento e que o levantamento indica que pelo menos um terceiro participou da ação no estabelecimento. Roupas utilizadas no crime foram encontradas no local, assim como os veículos implicados na fuga. Ainda de acordo com Almeida, “levaram vários materiais da relojoaria, bem como uma arma de fogo. Esse material não foi localizado nessa residência que adentramos”. Ou seja: parte do produto e armamento seguem desaparecidos e a investigação continua.
Além dos bens da loja joias, relógios e dinheiro o proprietário do estabelecimento foi agredido durante o assalto e precisou de atendimento médico. A PM ressalta que a dinâmica do crime entrada com disfarce, uso de veículo de apoio, tentativa de fuga por muros de residências mostra grau elevado de planejamento e periculosidade.
O comandante enfatizou: “Poderia ter acontecido hoje um roubo ainda maior” e disse que “com certeza” havia risco de desdobramentos mais graves. Sobre os presos, afirmou que já possuem histórico de roubos e que ao menos um usava tornozeleira eletrônica na ocasião. O interesse dos autores em disfarçar-se como trabalhadores, trabalhando em obra, segundo Jorge Almeida, é mais uma evidência de organização: “Temos criminosos em toda a região. Eles camuflam como trabalhadores para utilizarem de argumento para fazer os roubos. No dia de hoje foi a mesma coisa.”
As equipes da PM permanecem em diligência para localizar a arma empunhada pelos criminosos, mais suspeitos envolvidos, residências onde os produtos roubados foram escondidos e outros veículos que podem ter sido utilizados. O caso seguirá sendo conduzido junto à Polícia Civil do Estado de Mato Grosso para registro do boletim de ocorrência e encaminhamento à Justiça.
A ação rápida da Polícia Militar de Sorriso, comandada por Jorge Almeida, e o uso de monitoramento, inteligência e reconhecimento de veículos foram decisivos para conter a dupla em poucas horas. No entanto, a investigação ainda está em curso e o alerta permanece: crimes bem planejados exigem resposta igualmente ágil e integrada das forças de segurança.