Juscelia Ferro deixa legado de cuidado e fortalecimento da assistência social em Sorriso
Prefeito de Peixoto de Azevedo pede apoio a ministro para a emancipação de União do Norte
O prefeito de Peixoto de Azevedo, Paulistinha (União Brasil), esteve em Brasília nesta semana para uma série de reuniões com autoridades federais. Durante um encontro com o ministro Wellington Dias, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Paulistinha apresentou (assista) pautas estratégicas para o município, incluindo a situação das comunidades indígenas, demandas de infraestrutura e, principalmente, o sonho da emancipação do distrito de União do Norte, o maior do Brasil.
No diálogo, o prefeito destacou a dificuldade de atender a grande demanda populacional, já que União do Norte conta com mais de 14 mil habitantes e está situado em uma região de intensa produção agrícola e com mais de 20 aldeias indígenas. “Hoje, nossa realidade é administrar praticamente duas cidades em uma só. Por isso, venho pedir ao ministro que leve ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a necessidade de olhar com carinho para a emancipação do distrito, que já tem porte de cidade”, afirmou Paulistinha.
Em resposta, o ministro Wellington Dias reconheceu a importância do tema e afirmou que o governo federal está aberto ao diálogo para discutir a viabilidade do processo. No entanto, reforçou que a emancipação de União do Norte depende de aprovação no Congresso Nacional. “É necessário que um parlamentar apresente a proposta para que possamos avançar. Da nossa parte, estamos à disposição para apoiar a população indígena da região com medidas emergenciais de alimentação e combate à desnutrição, além de projetos estruturantes para impulsionar a produção, melhorar a infraestrutura e garantir condições dignas de saúde e transporte”, disse o ministro.
Além da emancipação, Paulistinha também destacou a necessidade de investimentos para a regularização fundiária, a fim de garantir segurança tanto para as comunidades indígenas quanto para os produtores rurais da região. O ministro garantiu que o tema será tratado com atenção pelo governo federal.
Mesmo antes da formalização da emancipação, Paulistinha tem demonstrado compromisso com o desenvolvimento do distrito. Desde o início de sua gestão, o prefeito tem visitado frequentemente União do Norte e mobilizado equipes para a manutenção das estradas rurais e melhorias na infraestrutura local. “Nosso objetivo é garantir que a população do distrito tenha acesso a serviços essenciais e melhor qualidade de vida, mesmo enquanto ainda lutamos pela sua autonomia”, destacou o prefeito.
O encontro reforça o empenho da gestão municipal em buscar soluções para os desafios enfrentados pelo município e pelo distrito de União do Norte, que aguarda avanços na sua luta pela autonomia administrativa.