Adolescente de 14 anos é apreendido após agredir a própria mãe dentro de escola em Sorriso
Prefeitura de Sorriso reativa serviço de guincho; saiba como funcionará
Veículos envolvidos em infrações ou acidentes serão levados ao pátio municipal
A partir de segunda-feira, 26 de novembro, a Prefeitura de Sorriso retomará o serviço de guincho de veículos. Antes, restava aos agentes apenas aplicarem a multa, mas agora os veículos que forem guinchados serão levados ao pátio municipal.
O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Felipe Dias Mesquita, informou que o sistema de pátio e guincho foi regularizado com base em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que fará o recolhimento dos veículos por meio de medidas administrativas.
“Temos o problema de altos índices de acidente com vítimas graves, o que dá um grande impacto na saúde. O tripé da fiscalização do trânsito, com a educação e medidas administrativas, a gente consegue reduzir índices, melhorar a qualidade da segurança do trânsito e fazer com o que trânsito seja mais seguro”, destacou o secretário.
Segundo ele, o sistema de pátio e guincho visa auxiliar à fiscalização para a redução dos acidentes graves e fatais. A previsão é de que o procedimento seja homologado neste fim de semana para que na segunda-feira as empresas que credenciaram e cumpriram todos os requisitos da licitação assinem o contrato para que o serviço seja utilizado por parte dos entes do sistema de trânsito: Polícias Civil e Militar e Agentes de Trânsito.
“A licitação feita com base em lei aprovada pela Câmara e o guinchamento pode ser feito mediante o Código de Trânsito que possua a retenção ou remoção como medida administrativa, como abandonar o veículo na via, estacionar em local proibido e até os envolvidos em acidente para salvaguardar o proprietário”.
Conforme legislação, a remoção do veículo envolve custas do processo, cujo pagante é o proprietário.