Grave colisão entre Fiat Uno e VW Polo deixa três feridos na BR-163, em Sinop
Com reforço da Lei Seca, Sorriso registra queda de 29% nos acidentes de trânsito
A 19ª edição da Operação Lei Seca foi realizada na noite de quinta-feira (15), na avenida Perimetral Sudeste, no bairro Jardim das Américas, e resultou na detenção de nove motoristas por embriaguez ao volante. A ação, que integra o calendário de atividades da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, faz parte de um conjunto de esforços que tem contribuído para a redução de acidentes no município.
Durante a operação, foram aplicados 124 testes do bafômetro. Além dos nove condutores presos, outros 24 foram notificados por dirigirem sob efeito de álcool. A força-tarefa também apreendeu 19 carros e 16 motocicletas, totalizando 35 veículos retirados de circulação. Das 238 abordagens realizadas, 167 veículos foram fiscalizados diretamente. Outras 59 autuações foram registradas, a maioria por falta de habilitação e documentação irregular.
A ação envolveu agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Departamento Estadual de Trânsito, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Gabinete de Gestão Integrada, demonstrando a força do trabalho conjunto no combate à imprudência.
Os efeitos dessas medidas já são visíveis. Segundo relatório da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), Sorriso registrou uma queda de 29% no número de acidentes nos quatro primeiros meses de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Foram 388 ocorrências registradas este ano, contra 552 no ano anterior — uma redução de 134 casos.
O secretário de Segurança Pública, coronel da reserva Adriano Denardi, destaca que a queda é reflexo direto das operações, ações educativas e da presença contínua da GMT nas ruas. “A revitalização da sinalização, o aumento das abordagens e a realização de palestras foram decisivos para esse avanço”, afirmou.
Além das operações, a educação para o trânsito segue sendo prioridade. De janeiro a abril, a GMT realizou 22 palestras orientativas em escolas e empresas, e outras nove já estão agendadas para o mês de maio, dentro da campanha nacional "Maio Amarelo". Ações educativas e de fiscalização devem se intensificar ao longo do mês, reforçando a prevenção de acidentes.
A população pode entrar em contato com a GMT pelo telefone 153 ou pelo WhatsApp (66) 99668-2034. Também é possível buscar atendimento presencialmente na Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, localizada na Avenida dos Imigrantes, nº 834, no Jardim Guarujá, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.