Transporte coletivo gratuito garante acesso da população ao GAFFFF Sorriso 2026
MP conclui que fotos prova de concurso foram compartilhadas e arquiva inquérito
Fotos do caderno de instrução das provas e do caderno de respostas circularam pelo WhatsApp
A investigação que apurava uma suposta fraude na primeira fase do concurso para delegados da Polícia Civil, realizada em outubro de 2017, foi arquivada pelo Ministério Público Estadual (MPE) em Mato Grosso. A conclusão do inquérito foi assinada na sexta-feira (16) pelo promotor de Justiça Ezequiel Borges de Campos.
O concurso está suspenso desde novembro de 2017 para que a investigação fosse feita. Fotos tiradas do caderno de instruções e da folha de resposta da prova circularam pelo WhatsApp e pelas redes sociais, gerando polêmica.
O MP concluiu, através da análise de provas e depoimento de testemunhas, que um fiscal e um candidato foram os responsáveis por compartilhar fotos das provas e do cartão de respostas do exame.
A primeira fase do concurso, composta por prova escrita objetiva e dissertativa, ocorreu no dia 8 de outubro do ano passado em salas de três instituições de ensino particulares, em Cuiabá. No mesmo dia circularam fotos de cadernos de prova e candidatos que apontavam violação em envelope onde os exames estavam.
No inquérito, descobriu-se que a imagem do cartão de resposta da prova objetiva foi divulgada por um candidato que confessou o caso à Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) no dia 16 de outubro.
Ainda na investigação, o MP detalhou que um fiscal do próprio concurso foi o autor de uma foto do caderno de prova, que também circulou em grupos de WhatsApp.
Laudos e perícias feitas também descartaram qualquer tipo de irregularidade com envelope de provas do concurso para delegados.
O MP decidiu pelo arquivamento do inquérito já que não encontrou motivos e provas de ilegalidade na aplicação do concurso público.
Três candidatos foram eliminados do concurso porque portavam aparelho celular ou eletrônico ligado, dois deles fora do envelope porta-objetos e todos flagrados pela equipe de fiscalização.
Em nota, a assessoria da Polícia Civil informou o concurso público será retomado e em breve um novo cronograma será publicado no Diário Oficial, pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe/Cespe), empresa contratada para realização do concurso público.
Ao todo, mais de 13 mil candidatos se inscreveram para o concurso. O salário ofertado é de R$ 19.316,49 para uma jornada de 40 horas semanais.