Grave colisão entre Fiat Uno e VW Polo deixa três feridos na BR-163, em Sinop
Operação ambiental combate garimpos ilegais no norte de MT e aplica R$ 200 mil em multas
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), deflagrou uma operação de fiscalização entre os dias 5 e 9 de maio para combater a mineração ilegal em cinco municípios do norte de Mato Grosso. A ação resultou na aplicação de aproximadamente R$ 200 mil em multas.
A operação ocorreu em áreas de Peixoto de Azevedo, Carlinda, Matupá, Terra Nova do Norte e Novo Mundo, e teve como base denúncias recebidas pela ouvidoria da Sema e alertas emitidos por sistemas de monitoramento por satélite de alta resolução. As equipes identificaram atividades de mineração sem licenciamento ambiental e empreendimentos autorizados atuando em desacordo com a legislação.
Durante a operação, foram emitidos oito autos de inspeção, oito termos de embargo, três autos de infração, além de uma apreensão e um auto de inutilização. As infrações envolvem, principalmente, degradação de áreas de preservação permanente (APPs).
Em uma das propriedades fiscalizadas, os agentes encontraram 27 unidades de emulsão explosiva, utilizadas para desmonte de rochas, além de maquinários típicos de garimpo. O local não possuía Cadastro Ambiental Rural (CAR) nem qualquer tipo de licença para a exploração mineral. O material foi apreendido por uma equipe especializada do Bope, e a ocorrência foi registrada na delegacia local.
A ação faz parte da Operação Amazônia, coordenada pela Sema em parceria com órgãos estaduais e federais. A iniciativa utiliza imagens de satélite para fiscalizar o território em tempo real, embargar áreas degradadas e apreender maquinário usado em crimes ambientais.
A Sema reforça que denúncias de crimes ambientais podem ser feitas por telefone (65) 3613-7398, WhatsApp (65) 98153-0255, e-mail ([email protected]), pelo aplicativo MT Cidadão ou presencialmente em qualquer unidade regional. A Polícia Militar também pode ser acionada pelo número 190.