Grave colisão entre Fiat Uno e VW Polo deixa três feridos na BR-163, em Sinop
Polícia Civil deflagra segunda fase da Operação Codinome Fantasma contra facção criminosa em Mato Grosso
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Sinop, deflagrou na manhã desta quinta-feira (15) a segunda fase da Operação Codinome Fantasma, com foco na desarticulação de uma facção criminosa envolvida em diversos crimes, como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, comércio ilegal de armas e facilitação de entrada de itens ilícitos em unidades prisionais.
Ao todo, são cumpridas 94 ordens judiciais, sendo 31 mandados de prisão, 51 de busca e apreensão e 12 bloqueios de contas bancárias e sequestros de bens, autorizados pela 5ª Vara Criminal de Sinop. As ações se concentram nos municípios de Sinop, Rondonópolis, Cuiabá e também em cidades do estado de Santa Catarina.
Esta nova fase da operação é fruto da análise de provas coletadas durante a primeira etapa, realizada em outubro de 2024, quando 143 ordens judiciais foram expedidas contra o mesmo grupo criminoso. As investigações apontaram a prática de novos delitos e identificaram outros suspeitos, fortalecendo o cerco contra a organização.
A ofensiva mobiliza cerca de 215 policiais civis, com apoio do Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional de Sinop e da Diretoria de Inteligência da Polícia Judiciária Civil. As investigações, iniciadas em fevereiro de 2024, revelaram um esquema complexo de tráfico de drogas associado à lavagem de capitais por meio de empresas fantasmas.
Entre os investigados, está um policial penal suspeito de facilitar a entrada de celulares na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), em Sinop. Outro núcleo identificado concentra suas atividades no bairro Jardim Violeta, onde operava na lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e comércio ilegal de armas para uso em crimes violentos.
O nome "Codinome Fantasma" faz alusão à criação de pessoas jurídicas fictícias utilizadas para encobrir atividades ilícitas, uma das principais estratégias adotadas pela facção. A operação integra o programa Tolerância Zero do Governo de Mato Grosso, dentro da estratégia Inter Partes da Polícia Civil, que busca intensificar o combate às facções criminosas em todo o Estado.
A Polícia Civil reforça que a Operação Codinome Fantasma II é parte de um esforço contínuo para desarticular organizações criminosas e cortar suas fontes de financiamento, visando garantir mais segurança à população mato-grossense.