Após morte de recém-nascido em Sorriso, Bombeiros reforçam cuidados com o sono seguro de bebês
Papa Leão XIV é eleito novo líder da Igreja Católica e faz primeiro discurso com apelo pela paz e união
Sucessor de Francisco, novo pontífice emocionou fiéis em sua primeira aparição na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano
O Vaticano viveu nesta quinta-feira (8) um momento histórico com a eleição do novo líder da Igreja Católica. A fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina, às 12h07 (horário de Mato Grosso), confirmou ao mundo que os 133 cardeais reunidos em conclave haviam escolhido o sucessor do Papa Francisco, falecido em abril deste ano. Pouco depois, o nome foi revelado ao mundo: Leão XIV é o novo Papa, o 267º na história da Igreja.
O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito pelos colegas e será conhecido, a partir de agora, como Leão XIV. Ele foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais – dois terços dos eleitores do conclave – e assume a Cátedra de São Pedro como o primeiro papa norte-americano da história. Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost tem 69 anos e também se torna o primeiro pontífice oriundo de um país de maioria protestante. Apesar de sua origem, desenvolveu grande parte de sua trajetória religiosa na América Latina, especialmente no Peru, onde atuou como bispo e ganhou destaque até alcançar cargos de liderança na Cúria Romana.
Milhares de fiéis lotaram a Praça São Pedro para testemunhar o anúncio oficial, seguido do tradicional “Habemus Papam” e da primeira bênção do pontífice. Em sua estreia pública, o novo Papa emocionou ao relembrar Francisco e fazer um forte apelo à paz, ao diálogo e à união dos povos.
“O bom pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Também eu gostaria que esta saudação de paz entrasse no vosso coração, alcançasse vossas famílias, a todas as pessoas, onde quer que estejam, a todos os povos, a toda a terra. A paz esteja convosco”, declarou Leão XIV, em um discurso marcado pela humildade e firmeza.
O novo Papa ressaltou a importância da construção de pontes, da solidariedade entre os povos e do acolhimento mútuo, valores que disse querer resgatar no seio da Igreja. Ele também destacou o papel missionário da instituição, mencionando seu vínculo com a Ordem de Santo Agostinho e sua trajetória pastoral na Diocese de Ticlayo, no Peru, onde atuou como bispo.
“Queremos ser uma Igreja sinodal, uma Igreja que caminha, que busca sempre a paz, que busca sempre a caridade, que busca estar próxima, especialmente, daqueles que sofrem”, afirmou.
Durante sua fala, Leão XIV também agradeceu aos cardeais pela confiança depositada em sua liderança e conclamou os católicos a rezarem juntos por sua missão e pela paz no mundo.
A cerimônia foi concluída com uma prece à Virgem Maria, padroeira de Pompeia, pedindo sua intercessão neste novo ciclo da Igreja. A escolha do nome Leão XIV remete à tradição de papas com forte papel diplomático e espiritual, sendo o primeiro com esse nome desde 1903.