Fim de semana deve ser de calor e chuva em MT, prevê meteorologia
Altas temperaturas e clima chuvoso aumentam riscos de problemas de saúde
Previsão é de chuva entre esta sexta-feira (28) até o início da semana que vem, com a temperatura máxima prevista é 38°C, em Cuiabá. Altas temperaturas e clima chuvoso aumentam riscos de problemas de saúde.
Na maioria das regiões de Mato Grosso, o fim de semana deve ser de calor de chuva. Em Cuiabá, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), deve chover entre esta sexta-feira (28) até o início da semana que vem, e a temperatura máxima prevista é 38°C.
Em Sinop, a 503 km da capital, a temperatura deve atingir 34°C, com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas, durante o fim de semana.
O índice de umidade relativa durante o dia deve atingir 30% entre 14h e 17h. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece o índice acima dos 60% como ideal para a saúde humana.
Os municípios de Rondonópolis, Tangará da Serra, 242, também tem previsão de chuva de até 80% neste final de semana.
Nessa época do ano, quem sofre de problemas respiratórios deve procurar estar em ambientes arejados e bastante ventilados.
Alguns cuidados como lavar o nariz com soro fisiológico, usar óculos para evitar conjuntivite, evitar tapetes, carpetes e cortinas, deixar as janelas do quarto fechadas e diminuir o uso de produtos químicos de limpeza, podem ajudar a prevenir as doenças respiratórias da primavera, sendo as crianças, na maioria das vezes, as que mais sofrem neste período de tempo seco.
Além desses cuidados caseiros, os inaladores e umidificadores são ótimas opções para amenizar os efeitos das alergias dessa estação.
Os umidificadores de ar, por exemplo, têm como função manter o nível da umidade de ar do ambiente dentro dos padrões e, por isso, facilitam a respiração.