Bruno França: “Ivan foi traído, emboscado e morto; versão de briga de bar era mentira
Polícia Civil cumpre 280 mandados em megaoperação contra facção criminosa em MT
A Polícia Civil deflagrou nas primeiras horas desta segunda-feira (17), a Operação Joia Rara, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa atuante em diversas cidades de Mato Grosso. Ao todo, estão sendo cumpridas 280 ordens judiciais, entre mandados de prisão e buscas, com foco em lideranças envolvidas com o tráfico de drogas e outros crimes graves.
Coordenada pela Delegacia de Guarantã do Norte (a 232 km de Sinop), a operação mobiliza cerca de 240 policiais civis de várias regiões do estado. As ações ocorrem de forma simultânea nos municípios de Guarantã do Norte, Novo Mundo, Alta Floresta, Sinop e Cuiabá.
O esquema criminoso vinha sendo investigado há cerca de um ano sob a coordenação do delegado Waner dos Santos Neves. As apurações identificaram a atuação da facção principalmente nas cidades de Guarantã do Norte e Novo Mundo, onde o grupo mantinha uma estrutura sólida para o tráfico de entorpecentes e outras práticas criminosas.
Das ordens judiciais cumpridas, 60 são mandados de prisão temporária, 14 de prisão preventiva e 54 de busca e apreensão domiciliar, além de outras medidas cautelares expedidas pela 5ª Vara do Crime Organizado de Sinop e pela Vara Única de Guarantã do Norte. Treze dos alvos já estão presos em unidades prisionais de Peixoto de Azevedo e Sinop, e terão novos mandados cumpridos ainda hoje.
A Operação Joia Rara faz parte do plano estratégico da Polícia Civil dentro da operação Inter Partes, vinculada ao programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que tem como foco o enfrentamento direto às organizações criminosas.
“O trabalho de investigação revelou a capilaridade e a força da atuação do crime organizado na região. Esta operação é um marco importante no combate às facções e reforça o compromisso da Polícia Civil com a segurança da população”, destacou o delegado Waner.
Novas informações sobre prisões, apreensões e o balanço final da operação deverão ser divulgadas ao longo do dia.