Comissão aprova novo interrogatório de Silval e ex-secretário
Sessão foi marcada por um bate-boca entre os vereadores Marcelo Bussiki e Toninho de Souza
A CPI do Paletó, que retomou os trabalhos nesta segunda-feira (14), aprovou a convocação do ex-governador Silval Barbosa, do ex-secretário de Indústria e Comércio Allan Zanata e mais duas pessoas.
A sessão de retomada dos trabalhos foi marcada por um bate-boca entre os vereadores Marcelo Bussiki (PSB) e Toninho de Souza (PSD).
Eles integram a comissão na condição de presidente e relator, respectivamente, e se desentenderam por conta dos primeiros encaminhamentos da CPI, após a paralisação dos trabalhos por mais de 18 meses.
A comissão foi formada para investigar o prefeito Emanuel Pinheiro (DEM), na condição ainda de deputado, flagrado recebendo dinheiro do ex-chefe de gabinete do então governador Silval Barbosa.
Inicialmente, Bussiki requereu nova oitiva de quatro pessoas que já tinham sido ouvidas pela CPI. Isso porque, com a paralisação das investigações por decisão judicial, todos os depoimentos já colhidos não podem ser reaproveitados.
Na sequência, o vereador Toninho de Souza fez um pedido de vistas de 10 dias úteis. O presidente da Comissão disse que os documentos da CPI foram encaminhados ao relator desde a última semana.
“Exijo que o senhor cumpra o que diz a condução da CPI. Não estou pedindo sua opinião, estou exigindo o cumprimento de um direito meu. Estou pedindo a peça física, exijo que seja colocado em votação o meu pedido. Como relator, não posso deliberar pelo que não li”, reclamou Toninho.
Convocações aprovadas
Após o clima de tensão na reunião, os membros da CPI aprovaram o pedido de vistas apresentado pelo relator e os depoimentos sugeridos pelo presidente.
Além de Silval e Zanata, serão ouvidos novamente o ex-chefe de gabinete do Governo Silval, Silvio César, e o ex-servidor Valdecir Cardoso de Almeida.
As datas das ouvidas ainda serão deliberadas e só irão ocorrer após encerrado o prazo de vistas.