Movimento de debandada do MDB em Mato Grosso expõe resistência à possível presidência de Janaina Riva
O deputado federal Juarez Costa confirmou que está em articulação para deixar o MDB e se filiar ao Republicanos, partido do vice-governador Otaviano Pivetta, pré-candidato ao governo de Mato Grosso em 2026. “Tenho uma boa amizade com o Pivetta e a gente está conversando a possibilidade de ir para o Republicanos”, afirmou.
A movimentação de Juarez não é isolada. Nos bastidores, cresce um movimento de debandada de lideranças do MDB, em meio à possibilidade de a deputada estadual Janaina Riva assumir o comando da sigla no Estado. O nome de Janaina, ventilado como futura presidente do diretório estadual, enfrenta resistência entre correligionários, o que tem contribuído para o esvaziamento interno do partido.
Além de Juarez, o deputado federal Emanuelzinho Pinheiro também avalia migrar para o PSD, o mesmo destino cogitado pelo ex-deputado federal Valtenir Pereira. Já o atual presidente estadual do MDB, Carlos Bezerra, anunciou aposentadoria da política, aprofundando o cenário de incerteza na sigla.
Juarez argumenta que a falta de articulação no MDB compromete a formação de uma chapa competitiva nas próximas eleições. “A minha movimentação é justamente por isso. Vejo dificuldade em uma formação de chapa, e quando você se sente encurralado, sem espaço para se movimentar, precisa buscar alternativas”, declarou.
O parlamentar também revelou que sua saída pode ocorrer antes da janela partidária de março de 2026. “Se tiver que sair, pode haver entendimento com o partido para liberar antes”, concluiu.