Bruno França: “Ivan foi traído, emboscado e morto; versão de briga de bar era mentira
Falsos agentes federais são presos em Alta Floresta ao tentar enganar autoridades públicas
Quatro homens foram presos em flagrante nesta quinta-feira (3), em Alta Floresta (a 800 km de Cuiabá), após se passarem por supostos membros do “Conselho Federal Parlamentar”, entidade que alegavam ser vinculada ao Ministério da Justiça. Segundo a Polícia Militar, no entanto, a organização é de natureza privada e não possui qualquer ligação com órgãos oficiais do Governo Federal.
Os suspeitos foram detidos enquanto participavam de uma reunião no gabinete do prefeito, com o secretário municipal de Finanças. Eles usavam camisetas pretas com brasões da República, distintivos e apresentavam carteiras funcionais falsificadas, dando a impressão de que exerciam funções públicas. O grupo também circulava em uma viatura caracterizada de forma semelhante à da Polícia Federal, com giroflex e sirene.
O caso começou a levantar suspeitas na quarta-feira (2), quando os indivíduos compareceram ao Quartel do 9º Comando Regional da PM se apresentando como delegados e procurador federal. A equipe da Agência Regional de Inteligência iniciou uma checagem e descobriu que o “Conselho Federal Parlamentar” não tem qualquer reconhecimento oficial, sendo apenas uma entidade de direito privado.
Ainda conforme o boletim de ocorrência, os criminosos já haviam realizado visitas à Prefeitura de Alta Floresta antes da prisão. A Polícia Militar realizou diligências e flagrou o grupo em nova tentativa de abordagem a autoridades locais.
Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil, onde o caso foi registrado por diversos crimes: usurpação de função pública, falsidade ideológica, falsificação de selo e símbolos públicos, além de associação criminosa. A Polícia Civil apura agora qual era o real objetivo do grupo ao se passar por agentes federais.