Homem é esfaqueado ao tentar separar briga de casal e acaba ferido em Sorriso
Casos de febre hemorrágica na Bolívia deixa Cáceres em alerta
Na Bolívia, dois profissionais da saúde morreram em complicações da doença
Um surto de febre hemorrágica, causado pelo arenavírus, e matou 3 pessoas na Bolívia, deixou não só o governo do país vizinho em alerta, mas também os municípios de fronteira, como Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá). Segundo o prefeito Francis Maris (PSDB), a situação já foi comunicada à Secretaria de Estado de Saúde e ao Ministério de Saúde.
A febre hemorrágica é transmitida pelas fezes e urina de ratos que portam o arenavírus. Pessoas contaminadas também podem transmitir a doença pelo sangue e outras secreções. Um dos problemas da doença, que causou o alerta, é que a taxa de mortalidade chega aos 30%.
“Muita gente circula na fronteira, temos muitos quilômetros de fronteira seca e pessoas que entram por estradas paralelas, então existe essa preocupação que o surto chegue aqui”, afirmou o prefeito.
Como as medidas em caso de surto devem ser tomadas pelo Ministério da Saúde, o prefeito comunicou a preocupação ao Estado e ao governo Federal, até mesmo para receber orientações de medidas que possam prevenir o aparecimento da doença.
“Estivemos na Bolívia na semana passada, mas foi antes da confirmação das mortes e coisa ganhar outra proporção. Mas pedimos auxílio para criar meios de evitar que a doença chegue aqui, até porque a taxa de mortalidade é alta”, enfatizou Francis.
A confirmação das 3 mortes criou alertas na área de fronteira com a Bolívia, inclusive em Mato Grosso do Sul. Em Corumbá, a prefeitura emitiu uma nota técnica com alerta para que as unidades de saúde saibam reconhecer os pacientes com a doença, mas afirmou que não existe motivo para pânico e que é somente uma medida de precaução.