Wanderley Paulo reflete sobre 2024 e antecipa projetos estratégicos para Sorriso
Lançamento de pré-candidatura de Calebe Francio reúne lideranças políticas em Boa Esperança do Norte
Lideranças de pelo menos oito partidos políticos prestigiaram, nesta quinta-feira (11), o lançamento da pré-candidatura do produtor rural Calebe Francio (MDB) e do administrador do setor produtivo, Jair Obregão, à Prefeitura de Boa Esperança do Norte. Outros 32 nomes foram apresentados como pré-candidatos a vereadores.
Entre os convidados, além de centenas de moradores locais, estavam o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União), o deputado federal Juarez Costa (MDB) e os prefeitos de Sorriso e de Várzea Grande, respectivamente, Ari Lafin (PSDB) e Kalil Baracat (MDB), que também foram homenageados pela dedicação e esforços ao longo do processo de emancipação político-administrativa do centésimo quadragésimo segundo município de Mato Grosso.
“De qualquer lugar que meu pai esteja, tenho certeza de que ele está orgulhoso pelo pujante município que se tornou Boa Esperança do Norte”, disse Kalil Baracat ao receber a homenagem póstuma ao pai, o saudoso deputado estadual Ernandy Maurício Baracat de Arruda (Nico Baracat), autor do Projeto de Lei 7.264/2000 que deu origem ao desmembramento da área para formação de Boa Esperança do Norte.
“Se hoje estamos comemorando esse momento histórico de Boa Esperança, muito se deve à persistência dessa jovem liderança política. Com auxílio de vocês, ele buscou apoio do Parlamento estadual e, em seguida, da Câmara dos Deputados. O sentimento é de gratidão e felicidade por ter contribuído para essa conquista. Conte sempre conosco, Calebe Francio”, enalteceu Dal Bosco.
Ao relembrar o trajeto percorrido pela Comissão Pró-Emancipação, Juarez Costa também destacou a perseverança dos moradores do, à época, distrito de Sorriso.
“Não esqueço do dia em que o Calebe chegou em meu gabinete e me disse: deputado, eu preciso que nos ajude a fazer justiça em prol do nosso povo. A determinação com que ele lutava por Boa Esperança me inspirou e cá estamos nós, juntos pelo desenvolvimento dessa terra promissora”, disse.
“Justiça; essa é a palavra que melhor define o que estamos vivenciando hoje aqui. A política precisa de gente com esse engajamento para transpor obstáculos e com essa capacidade de agregar”, emendou o prefeito Ari Lafin.
Acompanhado pelos pais, Alberto Luiz e Maria Leni Francio, e dos filhos Cauã e Amanda, Calebe recordou das dificuldades enfrentadas pelos primeiros moradores da comunidade e ressaltou a importância de permanecerem unidos para as próximas etapas do processo de emancipação.
“Encerramos um ciclo e, a partir de agora, começamos outro, talvez ainda mais desafiador. Merecemos essa comemoração, mas também precisamos estar cientes de que, a partir de agora, vem o trabalho pesado para elevar Boa Esperança ao merecido posto de um dos mais promissores municípios do Estado”, pontuou o pré-candidato à prefeitura.
Primeira eleição
Em março deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) publicou a Resolução nº 2844 dispondo sobre a primeira eleição de Boa Esperança do Norte.
A decisão pôs fim a um imbróglio jurídico que perdurou por mais de duas décadas, depois que o Supremo Tribunal Federal conheceu e julgou procedente a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 819.