Juscelia Ferro deixa legado de cuidado e fortalecimento da assistência social em Sorriso
Prazo para cadastramento da produção de soja em Mato Grosso se encerra em 15 de fevereiro
Os produtores de soja de Mato Grosso têm até o dia 15 de fevereiro para realizar o cadastramento das unidades de produção junto ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea). O procedimento, obrigatório e realizado anualmente, pode ser feito pela internet (link aqui), por meio do Sistema de Defesa Sanitária Vegetal (Sisdev), ou presencialmente em uma das 140 unidades do Indea espalhadas pelo estado.
No ato do cadastro, o produtor deve fornecer informações como área plantada, localização geográfica e tipo de cultivo utilizado, entre outros dados essenciais para o controle sanitário e monitoramento da produção agrícola.
Aqueles que não realizarem o cadastro dentro do prazo legal estarão sujeitos a multa, que corresponde a 10 Unidades Padrão Fiscal (UPFs), totalizando R$ 2.425,50.
Na safra passada, 16.520 unidades de produção foram cadastradas, abrangendo 8.961 produtores e uma área superior a 11 milhões de hectares plantados. Até o momento, já foram registradas 8.215 propriedades, totalizando mais de 7 milhões de hectares declarados.
O Indea reforça a importância do cadastramento para garantir segurança sanitária e rastreabilidade da produção, além de evitar penalidades. Produtores que ainda não regularizaram a situação devem se atentar ao prazo para evitar transtornos e multas.