Ari Lafin recebe título de cidadão sorrisense em solenidade marcada por emoção e reconhecimento
A Câmara Municipal de Sorriso entregou, em sessão solene, o título de cidadão sorrisense ao ex-prefeito Ari Lafin. A honraria, proposta pelo vereador Diogo Kriguer (PSDB), reconhece a trajetória de vida, contribuição pública e dedicação de Lafin ao desenvolvimento do município, onde chegou ainda na infância.
Em seu discurso, Ari fez um resgate emocionante da sua história em Sorriso, desde sua chegada em 1985, aos 12 anos, vindo com a família de Palotina (PR). Ele lembrou as dificuldades enfrentadas nos primeiros anos, o início da vida profissional como office boy aos 13 anos, o envolvimento com a comunidade em ações esportivas e sociais e, posteriormente, a entrada na política. “Eu daria esse título de cidadão não ao prefeito ou vereador Ari, mas ao menino que chegou aqui sem entender por que o pai havia trazido a família para uma cidade sem água potável nem energia, mas que escolheu ficar, trabalhar, estudar e crescer com Sorriso”, declarou.
Ari também relembrou com carinho a parceria construída ao longo dos oito anos de mandato com o vice-prefeito Gerson Bicego (in memoriam). “Tive a grata satisfação de governar ao lado do Gerson, meu irmão de caminhada. Em oito anos, nunca tivemos uma discussão sequer. Nosso convívio sempre foi de respeito, confiança e dedicação mútua por Sorriso. Sou muito grato por tudo que vivemos juntos”, destacou emocionado.
O ex-prefeito agradeceu ainda aos vereadores, à comunidade, à sua esposa Jucélia Ferro, e reforçou que sua missão agora é contribuir com diálogo e apoio. “Meu tempo como prefeito passou — foram oito anos, graças a Deus, de muita dedicação. Agora é o tempo de vocês. Não me verão criticando, mas ajudando sempre que eu puder. E, se não puder, saberei me calar”, afirmou, em referência à nova gestão municipal.
O vereador Diogo Kriguer, autor da homenagem, falou com emoção sobre a ligação pessoal com Ari Lafin. “Tenho uma grata satisfação em entregar esse título, porque iniciei minha vida pública ao lado dele. Entrei como estagiário no protocolo e finalizei meu ciclo político como líder de governo da gestão Ari Lafin. Construí minha trajetória com ele e é uma honra reconhecê-lo por tudo o que representa para Sorriso”, disse Diogo.
O presidente da Câmara, Rodrigo Matarazzi, também homenageou o ex-prefeito, destacando sua atuação durante a pandemia de Covid-19. “Sorriso foi destaque nacional pela forma como enfrentou a pandemia, e isso foi graças à sua liderança à frente de projetos que salvaram vidas. Deus tem te honrado por isso”, afirmou. Rodrigo ainda relembrou com bom humor conselhos que recebeu de Ari em sua trajetória pessoal. “Ele me disse para trabalhar com máquinas agrícolas, e assim fiz por oito anos. Depois, me incentivou a entrar na política. Hoje estou aqui. Ari é quase um profeta — e diz que vai profetizar até que o Palmeiras vai ganhar o Mundial”, brincou, arrancando risos do plenário.
A solenidade foi marcada por momentos de emoção, aplausos e reconhecimento ao trabalho de Ari Lafin, que comandou a prefeitura de Sorriso por dois mandatos e deixou um legado de comprometimento com a cidade e com sua gente.