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Relatório do CENIPA aponta falha de manobra como causa de queda de avião agrícola em Vera
Um erro de manobra foi apontado como a principal causa da queda de uma aeronave agrícola em Vera, a 80 km de Sinop, em novembro de 2022. O acidente, que vitimou o piloto Roberto Cândido de Souza, de 42 anos, foi detalhado no relatório final divulgado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).
De acordo com o documento, o avião Air Tractor 502-XP decolou de uma fazenda às 17h55 para realizar uma operação de pulverização agrícola. Cerca de cinco minutos após a decolagem, durante uma manobra de reposicionamento para nova aplicação de defensivos, a aeronave perdeu sustentação e colidiu com o solo após atingir a copa de árvores.
A investigação concluiu que o piloto realizou uma manobra conhecida como “cabrar”, elevando o nariz do avião a um ângulo acima do recomendado. Durante a curva para a pulverização, a aeronave entrou em “estol”, perdendo sustentação, e passou para o “modo de parafuso”, girando em torno de seu próprio eixo vertical enquanto perdia altitude rapidamente.
Fatores contribuintes
O relatório indicou que o uso de ângulos superiores a 30° na manobra pode ter reduzido a controlabilidade da aeronave. No entanto, não foi possível determinar se o piloto percebeu o início do parafuso ou tentou aplicar as ações necessárias para recuperar o controle.
Roberto, que acumulava mais de 3 mil horas de voo em aeronaves agrícolas e possuía licença de piloto comercial em vigor, já havia realizado três voos no mesmo dia.
Análise técnica
Especialistas explicam que, em situações como essa, a recuperação de sustentação é desafiadora devido à falta de espaço para o avião ganhar velocidade novamente e estabilizar o voo. “Ele provavelmente puxou o nariz acima do ideal e, ao tentar a curva em baixa velocidade, perdeu sustentação. Na aviação agrícola, essas manobras precisam ser precisas para evitar acidentes”, comentou um piloto agrícola consultado.
O relatório reforça a necessidade de atenção aos limites operacionais das aeronaves, especialmente em operações agrícolas, onde erros mínimos podem resultar em tragédias.