Suspeito investigado por quatro crimes violentos em Sorriso é capturado escondido debaixo de cama
Atendimento nos postos de saúde aumenta e pacientes reclamam da não reabertura do Hospital de Campanha
Sorrisenses se queixam do novo protocolo adotado pela Secretaria Municipal de Saúde
Apesar de anunciar a reabertura do Hospital Municipal de Campanha para este mês, a Secretaria de Saúde Sorriso voltou atrás e optou por abrir, no última terça-feira (5), o Centro Especializado Sintomático Respiratório. Pacientes com sintomas de Covid-19 precisam seguir um novo protocolo, que é, primeiramente, se dirigir aos postos de saúde. Com isso, muitos têm reclamado de não haver um local específico de atendimento e aumentar o risco de contaminação do novo coronavírus nas unidades de saúde.
Diferente do Hospital de Campanha, que funcionava 24 horas e que atendida qualquer paciente com sintomas gripais ou de Covid-19, o Centro Especializado Sintomático Respiratório é específico para a realização de testes e atendimento após a confirmação de que a pessoa tenha o coronavírus. Além disso, o Centro atende das 7 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.
Para uma trabalhadora, que preferiu não se identificar, mais pessoas com sintomas de Covid-19 têm buscado atendimento nos postos de saúde, o que pode implicar em maior transmissão da doença, uma vez que as unidades atendem todas as demandas para além do coronavírus.
No posto de saúde, o médico analisa a data de início dos sintomas, e, caso esteja no período correto, o paciente vai para o Centro com o pedido do teste em mãos.
Outro lado
Procurado para falar sobre as reclamações, o secretário de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, disse ao Portal Sorriso que a descentralização do atendimento foi feita visando não superlotar o Centro Respiratório, onde, atualmente, são feitas cerca de 120 coletas por dia.
"Esse fluxo foi criado porque se a pessoa for direto ao Centro de Triagem e não tiver no prazo de coleta, vai ficar pior por ter que voltar pra casa e depois ir para lá. Nesse fluxo criado, a pessoa vai na unidade próxima e o médico vai detectar quantos dias está com sintomas, recebe o atestado do dia se não está no tempo de coleta só vai ao centro no dia correto. O risco de contaminação é grande se a gente encher o centro de triagem", disse Sílvio.
Para o secretário, o risco de transmissão da doença também é reduzido pelo uso obrigatório de máscara em todas as unidades de saúde do Município e nas unidades hospitalares. Apesar da atual estratégia adotada, Sílvio não descarta a reabertura do Hospital de Campanha. "Se aumentar mais, vamos estudar outra forma de atendimento", finalizou.