Acacio Ambrosini aparece entre os nomes mais citados em nova pesquisa para deputado federal em MT
Estado tem 20 casos de varíola dos macacos confirmados
Destes 11 foram computados em Cuiabá; Várzea Grande possui outros quatro
A Secretaria Estadual de Saúde divulgou nesta segunda-feira (22) que Mato Grosso já atingiu 20 casos de varíola dos macacos, ou monkeypox virus.
O boletim epidemiológico da SES, atualizado diariamente, informa que somente em Cuiabá já são 11 casos confirmados e 4 suspeitos.
Em Várzea Grande foram quatro casos comprovados e dois suspeitos; Tangará da Serra registrou dois contágios confirmados e um está sendo investigado; Rondonópolis tem um caso e um sob suspeita; em Nova Xavantina e Sorriso foram dois casos confirmados, um em cada município.
Além desses, em Barra do Garças, Comodoro, Araputanga, Porto Esperidião e Nova Ubiratã, existem outros oito casos suspeitos.
As amostras para a confirmação dos casos são encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) e direcionadas para o Laboratório Central do Distrito Federal, unidade de referência nacional para a análise do material.
Sintomas e prevenção
Os principais sintomas da varíola dos macacos são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. Caso haja a manifestação destes sintomas, procure uma unidade de saúde.
Para a prevenção da doença, coloque em prática as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos, e evite tocar em lesões ou compartilhar objetos com pessoas infectadas.