Homem é preso com quase R$ 2,3 milhões em ouro escondido no corpo durante abordagem da PRF em MT
Nilson Leitão deixa o PSDB após décadas e assume comando estadual do PP em Mato Grosso
Após décadas no PSDB, Nilson Leitão migra para o PP, assume a presidência estadual da sigla e se prepara para disputar novamente a Câmara dos Deputados.
O ex-deputado federal e ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão, oficializou sua saída do PSDB e confirmou sua filiação ao Partido Progressista (PP), onde assumirá imediatamente a presidência estadual da sigla em Mato Grosso. O anúncio marca uma das mudanças partidárias mais significativas do cenário político recente no Estado.
Em comunicado, Leitão afirmou que a decisão representa uma “transição”, não um rompimento. Ele destacou que o PSDB esteve presente em toda a sua trajetória pública. “Fui vereador, deputado estadual, prefeito duas vezes, deputado federal mais votado do Estado, líder da oposição, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária e líder do partido na Câmara. Aqui cresci, aprendi e formei amizades que levo para sempre”, declarou.
Leitão ressaltou gratidão ao partido, mas disse que o momento pede novos caminhos. “Saio grato, com respeito e com a consciência de que a vida nos pede novas rotas, sem que abandonemos nossa essência. Aos amigos tucanos, meu muito obrigado por cada caminhada, cada mão estendida e cada sonho dividido.”
O ex-parlamentar afirmou também que a ida ao PP reflete alinhamento com seus valores e abertura para novas possibilidades de articulação política. “Assumo a presidência estadual do PP para continuar servindo a Mato Grosso e ao Brasil, em uma casa política que dialoga com os valores que sempre defendi e que abre novas possibilidades de união, diálogo e construção de pontes, respeitando todos os líderes, suas histórias e legados.”
Com a mudança, Leitão se posiciona para disputar novamente uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2026, buscando seu terceiro mandato federal. Sua última eleição foi ao Senado. Nos últimos anos, ele presidiu o Instituto Pensar Agro (IPA), ligado à CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), ampliando sua atuação no setor produtivo e consolidando sua influência junto ao agronegócio — base estratégica do PP em Mato Grosso.