BR-163 tem novas mudanças no trânsito em Sinop para avanço de obras de viadutos
TRE diz que 32 mil mesários passarão por treinamento em Mato Grosso
No estado há 60 zonas eleitorais; eleição será dia 2 de outubro
Os quase 32 mil eleitores de Mato Grosso convocados para trabalhar como mesários nas eleições municipais 2016, recebem treinamento para o exercício de suas funções no dia do pleito, desde segunda-feira (29/08). As capacitações podem ser presenciais ou à distância (online).
Em Mato Grosso há 60 zonas eleitorais, tendo cada uma a responsabilidade de convocar e treinar os colaboradores (mesários, coordenadores, secretários de prédio, entre outros), que irão atuar nos locais de votação de sua circunscrição.
Também compete a cada juízo eleitoral decidir qual será a forma utilizada para realizar a capacitação, presencial ou à distância.
O treinamento online é exclusivo para mesários convocados, conforme artigo 98 da Lei nº 9.504/1997 e artigo 177 da Resolução TSE nº 23.456/2016. O ambiente virtual oferece capacitação para eleições com ou sem biometria.
Após a conclusão de todas as aulas e exercícios, o mesário recebe uma declaração atestando sua participação no curso, seja presencial ou à distância. Esse documento garante aos participantes a dispensa do serviço (público ou privado), sem prejuízo de salário, vencimento ou qualquer outra vantagem, por dois dias.