Júlio Campos aparece ao lado de piloto após pouso forçado de avião em MT
Sorriso sedia seminário sobre energia sustentável para pequenos negócios
Evento, que será realizado no dia 08 de maio, é gratuito e tem como foco empresários interessados em produzir a própria energia
No próximo dia 08 de maio, o município de Sorriso sediará o seminário de apresentação do Pluz, Programa de Financiamento de Energia Solar para Pequenos Negócios. A iniciativa busca estimular a geração de energia fotovoltaica como aliada das pequenas empresas e de produtores rurais já que Mato Grosso recebe um alto índice de irradiação solar durante o ano inteiro, mas tem apenas 2%, cerca de 500 unidades, conectadas ao sistema de geração distribuída de energia do país - no Brasil são mais de 25 mil unidades. O evento será realizado, às 19h, no auditório Gente que Faz, anexo à ACES, localizado na Rua Tenente Lira, nº 230, Centro.
O evento será aberto com uma palestra sobre como reduzir custos para competir. Em seguida, representantes do Sebrae, Banco do Brasil e da empresa WEG, apresentam o painel “Energia solar e competitividade dos pequenos negócios”.
O Programa Pluz tem 60 dias de duração e se encerra no próximo dia 31 de julho. Como demanda um investimento de médio e grande porte, as empresas e produtores rurais necessitam de apoio de linhas de crédito, com condições especiais para viabilizar a execução do projeto. O Banco do Brasil vai efetuar o repasse de recursos por meio do FCO – Fundo Constitucional do Centro-Oeste, que possui taxas de juros atrativas com carência e prazo de pagamento que se adequam à necessidade dos empresários interessados e em condições de obter crédito.
“Temos a terceira maior tarifa de energia do país o que impacta negativamente na competitividade das nossas empresas. Já existe um estímulo para a instalação da energia solar em residências, faltava esse olhar para as empresas”, analisa o Gerente de Sustentabilidade de Pequenos Negócios do Sebrae Mato Grosso, José Santiago.
A ampliação do acesso à energia fotovoltaica favorece o desenvolvimento econômico local, com a geração de emprego e renda, valoriza o uso da energia limpa e beneficia todos os envolvidos na cadeia produtiva da energia sustentável, uma vez que amplia as possibilidades para profissionais e empresas do setor executar os serviços de instalação de um maior número de micro e mini usinas fotovoltaicas, estimulando a concorrência com empresas nacionais e internacionais do segmento.
O diretor-superintendente do Sebrae/MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, enfatiza que a parceria e a cooperação têm a função de fazer ecoar na sociedade e junto aos empresários um novo alerta positivo das possibilidades exponenciais que Mato Grosso tem em desenvolver-se no campo da inovação e da tecnologia, conectando-se às tendências atuais de produção limpa e sustentável, de alto valor agregado, e que inclui as micro e pequenas empresas, especialmente na prestação de serviços em larga escala. “Estamos atentos a tudo o que vem ocorrendo no mundo e não podemos deixar de visualizar as oportunidades reais de negócios, ligados à produção de energia, com vantagens para os pequenos negócios do Estado. Temos um potencial imenso e a hora de agir é agora”, diz Ribeiro.
“A parceria entre BB, Sebrae e a empresa WEG, tem como objetivo maior a integração de tecnologia, sustentabilidade e inovação para gerar valor ao negócio das empresas na forma de redução de custos e assim proporcionar um ambiente mais favorável ao crescimento dos negócios no Estado”, avalia Sotero Sierra Neto, Superintendente Estadual do Banco do Brasil.
Sotero esclarece ainda, que não existe exclusividade para o fornecimento dos equipamentos, e que todos os demais fornecedores do sistema fotovoltaico no Estado, podem e devem apresentar seus projetos e que todos passarão por análise técnica/financeira. Em programas como este, a WEG realiza parcerias com instaladores locais e busca aumentar a carteira de instaladores homologados no Estado.
Para estimular os empresários e apoiar a dinâmica de mercado movimentando empresas que trabalham com os kits fotovoltaicos, o Sebrae programou um circuito de seminários nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Nova Mutum e Tangará da Serra, com informações sobre a parceria com a instituição financeira, engenheiros e indústrias fornecedoras de componentes necessários.
Além de estimular práticas sustentáveis para uma sociedade mais consciente, o olhar para a conta de luz aborda uma análise de sobrevivência do próprio negócio. Em outubro do ano passado, o Sebrae realizou uma pesquisa com 5.867 empresários de micro e pequenas empresas de todo o país e a média do custo da energia elétrica informada, considerando os custos totais da empresa, foi de 10%. O peso é maior entre os microempreendedores individuais (MEIs).
Tomando como exemplo uma pequena empresa do setor comercial que consome em média 2.000 kWh por mês, seria necessário um investimento na ordem de R$ 86.800,00 com pay-back de 5 anos para o retorno do investimento e 95% de economia na conta de luz.
Além de suprir o consumo de energia da residência no momento em que é gerada, a legislação da Geração Distribuída (GD) permite que o consumidor deposite na rede o excedente da energia solar produzida por sua micro usina particular para ser transformado em créditos junto à concessionária de energia utilizados em dias de chuva ou à noite.
Serviço
Seminário de apresentação do Programa Pluz
Data: 08/05/2018
Horário: 19h
Local: Auditório Gente que Faz, anexo à ACES – Rua Tenente Lira, nº 230, no Centro - Sorriso MT