Sorriso: clientes da Energisa reclamam que esperam horas sob o sol para conseguir atendimento
Sem tenda, posto de atendimento não oferece estrutura adequada, segundo moradores
Quem precisa de atendimento na unidade da Energisa (Concessionária de Distribuição de Energia de Mato Grosso) em Sorriso sofre com a falta de estrutura. Em meio à pandemia do novo coronavírus, por medida de segurança, apenas poucos clientes entram na “mini recepção”. Porém, sem tenda, os demais clientes formam uma fila do lado de fora sob o sol enquanto aguardam ser chamados. Para piorar a situação, nesta época de seca, a temperatura tem sido quase sempre superior a 40 graus.
Nesta quarta-feira (30), um sorrisense fez um vídeo (assista aqui) para mostrar à falta de estrutura no posto de atendimento da Energisa de Sorriso. “Desço às 15h em frente à Energisa marcando 40 graus, é feita uma fila aqui na frente do posto, sem nenhuma cobertura, e as pessoas ficam sob o sol. Chegaram até três senhoras, um calor terrível e a gente nesse sol, é brincadeira?”, reclamou, acrescentando que não há funcionário da Energisa disponível para informar sobre como funciona o atendimento.
"O pessoal se escora na sombra de um poste de energia e fica à mercê dessa situação. Chegam idosos, mulheres com crianças e demais clientes sob o sol por até 40 minutos esperando para ser atendido. Eles não podem fazer isso. É um desrespeito”, reclamou.
Após receber diversas denúncias, o Ministério Público solicitou ao Procon que fiscalizasse a agência. Servidores do Órgão de Proteção ao Consumidor de Sorriso foram, na manhã desta quinta-feira, ao posto de atendimento da Energisa e ouviram alguns consumidores que aguardavam atendimento na fila.
A reclamação também é quanto ao horário de atendimento. Segundo a Energisa, o horário normal é das 8h às 17h. Mas, durante a pandemia, o horário praticado pela empresa tem sido das 8h às 16h, sem intervalo para almoço. Porém, na agência de Sorriso um comunicado fixado na porta informa outro horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h. A confusão de horários tem feito os consumidores irem até a agência mais de uma vez em busca de atendimento.
Por meio de nota enviada ao Portal Sorriso, a assessoria de imprensa da Energisa informou que “a reabertura das agências de atendimento presencial está sendo realizada de acordo com a resolução da agência nacional de energia elétrica (Aneel) e seguindo as normas de segurança sanitária e de funcionamento estabelecidas pelas autoridades públicas de cada estado e dos municípios”.
Atendimento não presencial
Ainda segundo a Energisa, mesmo com essa reabertura, a empresa reforça e orienta seus clientes a utilizarem preferencialmente os canais de atendimento digitais, que funcionam 24h e estão prontos para solucionar demandas desde parcelamento de contas a solicitações de novas ligações e troca de titularidade.
Porém, nem sempre o atendimento por telefone ou via WhatsApp (65 9999-7974) oferece todas as opções de serviços aos clientes. Um engenheiro agrônomo, que preferiu não se identificar, faz parte do grupo de risco e tentou, de todas as formas, não se dirigir à agência da Energisa. Ele disse ter tentado trocar a titularidade por telefone e pelo WhatsApp da concessionária, mas sem sucesso.
“A atendente me disse que a solicitação de mudança de titularidade está suspensa via WhatsApp e que eu precisava ir à unidade. Tenho evitado ir a locais com filas por eu ser do grupo de risco, mas, além de ter que ir ao posto de atendimento da Energisa, ainda terei que encarar uma fila sob o sol”, reclamou.