Sorriso: acusado de mandar matar entregador de pizza em 2015 é preso no MA
João Batista estava foragido da justiça e foi preso em sua residência, situada no Município do Paço do Lumiar (MA)
Na manhã deste sábado (22), a Polícia Civil do Maranhão, cumpriu o mandado de prisão preventiva em desfavor de João Batista Fernandes Pereira, vulgo “Dragão”, acusado de ter encomendado a morte do entregador de pizza Vilmar da Silva Gomes, conhecido como Dóya, de 35 anos, ocorrida em 18 de julho de 2015, na rua Vale Dourado, no bairro Rota do Sol.
João Batista estava foragido da justiça e foi preso em sua residência, situada no Município do Paço do Lumiar (MA).
Conforme o Portal Sorriso noticiou, o crime ocorreu na noite do dia 18 de julho de 2015, na rua Vale Dourado, no bairro Rota do Sol. A vítima estava na moto quando foi atingida por dois disparos que acertaram o ombro. Dóya também trabalhava como mototaxista durante o dia.
Condenações
Ivanildo Bacelar de Sousa e Marques Willian foram presos e condenados, respectivamente, a 15 e a 12 de prisão em regime inicialmente fechado pela morte de Dóya.
O júri ocorreu no dia 04 de setembro de 2017, no plenário do Fórum da comarca de Sorriso.
Em julho de 2015, Ivanildo Sousa foi preso. Com ele, a polícia encontrou uma pistola, calibre 38, o mesmo tipo de arma que foi usada para cometer o homicídio.
No mês seguinte, Marques Willian também foi detido. Na época, a polícia informou que Dóya foi vítima de vingança.
Saiba mais:
Sorriso: PM prende acusado de matar entregador de pizza
Sorriso: Polícia diz que morte do entregador de pizza foi por vingança
Willian é o mesmo acusado de ter planejado as mortes da própria filha, de 6 meses, e da namorada, de 15 anos, em 2014.
Na época, ele disse que a namorada o estava ameaçando de mandá-lo para a cadeia caso não assumisse a filha.
Leia também:
Rapaz diz que matou filho e ex-namorada por medo de ser preso por não assumir a criança
Homicídio duplamente qualificado
Os jurados acolheram as teses defendidas pelo MPE de que ambos agiram mediante promessa de recompensa e com a utilização de recurso que dificultou a defesa da vítima. Ivanildo também foi condenado por posse ilegal de arma de fogo.
De acordo com a promotora de Justiça que atuou no júri, Maisa Fidelis Gonçalves Pyrâmides, além dos dois executores, condenados, também foi denunciado o mandante do crime, João Batista Fernandes Pereira, vulgo “Dragão”. Os executores estão presos no Centro de Ressocialização de Sorriso.
Consta na denúncia, que a motivação do crime teve início em 2013, quando o filho de João Batista Fernandes Pereira foi assassinado a facadas. Na ocasião, a autoria foi atribuída à sua esposa Francinete, que também foi denunciada.
Inconformado com a morte do filho e após tomar conhecimento que nora mantinha um relacionamento extraconjugal com Vilmar Silva Gomes Marcolino, o pai jurou que ambos morreriam. Dois anos depois, a promessa se concretizou: Vilmar foi atingido por dois disparos de arma de fogo quando realizava serviço de entrega de lanches. A execução ficou a cargo de Ivanildo e Marques Willian que no momento do crime estavam em uma motocicleta Honda.
Segundo o Ministério Público, a partir de denúncias anônimas a Polícia acabou chegando aos executores, sendo que um deles confessou a prática do crime e detalhou toda a dinâmica. De acordo com a sentença, ambos não poderão recorrer da decisão em liberdade e cumprirão a pena em regime inicial fechado.