Adolescente de 14 anos é apreendido após agredir a própria mãe dentro de escola em Sorriso
Simas empreende em ações de fomento para valorização do manejo florestal sustentável
Sindicato dos Madeireiros de Sorriso promoverá em parceria com entidades o evento "Produção em Evidência"
O Sindicato dos Madeireiros de Sorriso (Simas), representado por seus diretores e executivos, se reuniram, nesta última semana, para colocar em prática uma das mais importantes estratégias idealizadas para a gestão do próximo biênio, que consiste em ampliar as fontes de fornecimento da matéria prima florestal da região firmando parcerias com produtores rurais da região de Sorriso.
Para isso, a estratégia traçada foi de realizar uma parceria junto ao Sindicato Rural de Sorriso, e, assim, promover um evento com o apoio do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) que tem objetivo em comum, inclusive com o Governo do Estado de Mato Grosso, de aumentar as áreas manejadas para 6 milhões de hectares até o ano de 2030.
O Sindicato já havia formalizado solicitação de apoio ao Cipem, e foi prontamente atendido por este objetivo se tratar de uma demanda importante do setor. Com isso, os alinhamentos e preparação de materiais informativos e de veiculação em mídia estão em fase de elaboração.
O evento já tem nome definido “Produção em Evidência”. A data de realização falta ser definida, uma vez que é aguardada uma reunião com o Sindicato Rural, que passa por uma fase de transição em sua gerência sindical.
Para o novo presidente do Simas, Wesley Reiz Guide, esta aproximação entre sindicatos é muito importante, uma vez que as áreas de reserva legal existem e as matérias primas estão disponíveis em locais mais próximos que se imaginava. “Precisamos desmistificar o cenário atual dos madeireiros perante a população e ao empresário rural, que, muitas vezes, desconhecem a realidade dos Planos de Manejo Florestal Sustentável e, consequentemente, deixam de criar receitas em suas reservas pela falta deste conhecimento. Sendo assim, este evento acontecerá em um bom momento, uma vez que além de estreitar laços com o Sindicato Rural vamos promover novas parcerias e difusão da sustentabilidade do Manejo Florestal” finalizou o presidente.
Para o vice-presidente do Simas, Flávio Salino Moreira, este movimento de evidenciar a produção florestal, iniciado pelo Sindicato, poderá render bons frutos em outras bases sindicais que queiram adotar a mesma estratégia, uma vez que os laços entre o produtor rural e madeireiro caminham na mesma diretriz de sustentabilidade e conservação das florestas.
“É importante ressaltar o momento favorável de valorização da madeira, pelo aquecimento do mercado, interno e externo, por conta da alta demanda da construção civil. Esperamos que após a reunião com o Sindicato Rural possamos realizar o evento ainda no final deste mês [julho/2021]”, finalizou o vice-presidente do Simas.
O presidente do Cipem, Rafael Mason, reforçou que o novo conceito das construções futuristas tem a madeira nativa como protagonista, por se tratarem de construções limpas, eficientes, com menor gasto de água e de energia, resultando em obras sustentáveis, versáteis e de beleza singular.
O evento contará com a participação de produtores rurais, empresários do setor de base florestal, engenheiros florestais, profissionais da arquitetura, do Cipem, bem como outros convidados relacionados com a temática proposta.