Dados revelam que tarde "vazia" motivou novo horário na Prefeitura de Sorriso
Prefeitura reúne instituições para alinhar ações de qualificação profissional em Sorriso
Encontro convocado pelo prefeito busca integrar entidades que oferecem cursos e criar um conselho permanente de formação
A manhã desta segunda-feira (3) foi de diálogo e planejamento na Prefeitura de Sorriso. O prefeito Alei Fernandes reuniu representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Secretaria de Assistência Social, Secretaria da Mulher e da Família, Sindicato Rural, Senar, Senac, Sesi, Senai, IFMT, Ganha Tempo, Sine, Escola Técnica Estadual de Sorriso, entre outras instituições que atuam com cursos e capacitações no município.
O objetivo do encontro, realizado na sala de reuniões do gabinete, foi alinhar estratégias para identificar as demandas do mercado de trabalho local e fortalecer as ações de qualificação profissional que atendam tanto à população quanto às empresas.
Durante a reunião, o prefeito Alei Fernandes falou que o momento é de unir forças para que todos falem a mesma língua quando o assunto é formação de mão de obra. “Queremos trabalhar de forma integrada, ouvindo o setor produtivo, as instituições e a população. Assim, conseguimos planejar cursos que realmente façam diferença, atendendo às necessidades das empresas e garantindo oportunidades para quem busca uma colocação no mercado”, disse o prefeito.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Lucion, é muito capacitação profissional é muito importante e serve como ferramenta de crescimento para o município. “Nossa função é conectar as oportunidades às pessoas. Quanto mais qualificados forem os profissionais, maior será o desenvolvimento de Sorriso. Por isso, a Secretaria atua para fortalecer parcerias e ampliar o acesso a cursos gratuitos e de qualidade”, explicou Lucion.
Durante o encontro, também foi levantada a proposta de criação de um conselho municipal voltado à formação e capacitação profissional, com reuniões periódicas entre as instituições parceiras. A ideia é que o grupo acompanhe as demandas do mercado e proponha soluções conjuntas para o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda.