Trabalhador fica em estado grave após sofrer descarga elétrica de alta tensão em Sorriso (MT)
Pai denuncia exercício com conteúdo sexual aplicado à filha de 10 anos em Alta Floresta
Um exercício aplicado por um professor de matemática a alunos do 5º ano da Escola Municipal Jardim das Flores, em Alta Floresta (MT), gerou forte repercussão nas redes sociais e levou ao afastamento imediato do docente. O caso veio à tona após o pai de uma aluna de 10 anos, o barbeiro Rodolfo Pedon, denunciar publicamente o conteúdo considerado inadequado.
Segundo Rodolfo, a filha foi orientada a resolver um problema matemático que envolvia o uso de preservativos em relações sexuais. "Se uma pessoa usa preservativos em 80% das relações sexuais e tem 10 relações sexuais por mês, quantas vezes ela usou preservativo?", dizia o enunciado registrado no caderno da criança. Em vídeo, o pai expressou indignação: "Como alguém tem a capacidade de falar sobre isso com uma criança de 10 anos?".
O caso rapidamente ganhou repercussão, chegando até a deputada estadual Janaina Riva (MDB), que também se manifestou em tom crítico. "Era uma simples conta de divisão. Poderia ter usado exemplos como pizza, sacas de soja, qualquer coisa. Usar relação sexual e preservativo como exemplo é um verdadeiro absurdo", afirmou a parlamentar.
A Prefeitura de Alta Floresta, por meio de nota, declarou que o conteúdo utilizado pelo professor não faz parte do material didático oficial da rede municipal e que não há qualquer orientação pedagógica para esse tipo de abordagem. “Trata-se de um caso isolado, que não reflete a conduta da Rede Pública Municipal de Ensino nem o compromisso da gestão com uma educação ética, responsável e alinhada aos valores da comunidade”, diz o comunicado.
Ainda conforme a Prefeitura, o próprio professor reconheceu “a inadequação de sua conduta”. Um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) foi instaurado para apurar o caso, e a Assessoria Pedagógica do município foi acionada para reforçar diretrizes educacionais com o corpo docente, visando prevenir situações semelhantes.
O prefeito Chico Gamba (União Brasil) também se pronunciou nas redes sociais. Ele confirmou o afastamento do professor e criticou a exposição do tema nas mídias. "Não queremos esse tipo de atitude na nossa educação, nem que a situação seja tratada com sensacionalismo ou usada politicamente", afirmou.
Para o pai da estudante, a discussão sobre preservativos pode e deve ocorrer no ambiente escolar, mas de forma apropriada à idade dos alunos. “Aprendi sobre isso na adolescência, quando fazia sentido. O que aconteceu com minha filha foi precoce e desnecessário”, desabafou.