MT registra mais de 550 casos de roubos e furtos no Carnaval
Em relação aos homicídios, houve redução de 10% este ano
Durante o Carnaval deste ano, 553 ocorrências de roubos e furtos foram registradas em Mato Grosso entre os dias 9 e 13 de fevereiro. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) classifica os números como positivos já que representam uma redução de mais de 50% em relação a 2017, quando foram confirmadas 1.372 ocorrências dos mesmos crimes.
Em relação aos homicídios, houve redução de 10% este ano com registros de 9 assassinatos contra 10 mortes no ano passado e outras 22 em 2016. Ou seja, no comparativo entre 2016 e 2018 a queda foi de 59% nos casos de homicídios dolosos.
O secretário estadual de Segurança Pública, Gustavo Garcia, considerou o resultado da Operação de Carnaval como positivo em relação as ações de repressão à criminalidade. “Trabalhávamos desde o ano passado para assegurar a nossa presença em todas as frentes para reprimir os crimes e garantir a sensação de segurança nos festejos realizados pelo estado. Nosso planejamento apresentou resultado bastante satisfatório, em todas as áreas da segurança pública”, pontuou.
Tais dados levam em conta apenas os casos registrados pelas vítimas, uma vez que muitas delas acabam não registrando as ocorrências. Conforme o comandante-Geral da Polícia Militar, Marcos Vieira da Cunha, todo o efetivo disponível foi enviado para as ruas nesses dias, incluindo a cavalaria. “Esse é o período de maiores registros de ocorrências no nosso calendário e conseguimos obter êxito, levando em conta a grande movimentação de foliões entre Cuiabá, Chapada dos Guimarães e outras cidades de Mato Grosso”.
Já as ocorrências envolvendo o tráfico de drogas houve pequena redução. Este ano foram 51 casos registrados, enquanto no ano passado foram registrados 55, enquanto pelo uso de drogas foram registradas 46 ocorrências em 2017 e em 2018 caiu para 43.
As apreensões de armas de fogo aumentaram, de acordo com os dados da Sesp. Neste ano foram apreendidas 36 armas, um acréscimo de 9% em relação a 2017 quando 33 armas foram retiradas de circulação.
O Corpo de Bombeiros realizou 469 atendimentos durante os dias de Carnaval em Mato Grosso. Entre os casos estão 104 ocorrências de acidentes de trânsito e atropelamento, 77 atendimentos de mal súbito, 26 incêndios, 11 crimes oriundos de arma branca (faca) e 3 afogamentos.
Também foram registrados pelos bombeiros dois casos de choque elétrico. Dentre eles, está um motorista de caminhão que foi eletrocutado no dia 10 deste mês após fazer manobra e encostar a carroceria em fios de alta tensão, em Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá). A vítima morreu na hora, mas só foi encontrada no dia seguinte, com queimaduras de 3º grau na mão direita.