Pesquisa da Percent Brasil mostra Acacio Ambrosini entre os nomes lembrados para deputado federal
Emplacamento de veículos cai 15,8% em fevereiro em relação a janeiro
Compra de novos veículos também caiu o que, consequentemente, diminuiu os emplacamentos
O emplacamento de veículos em fevereiro deste ano teve uma queda de 15,8% em relação a janeiro, em Mato Grosso. Foram 6,9 mil novos veículos emplacados em fevereiro e 8,2 mil no primeiro mês do ano, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Já em relação ao emplacamento de fevereiro de 2019, com 7,7 mil unidades, a queda foi de 10,6%.
De acordo com a federação, a compra de novos veículos também caiu o que, consequentemente, diminuiu os emplacamentos. A maior queda apresentada foi no setor de veículos pesados.
O comércio de caminhões caiu 44,27%, de ônibus 20% e de implementos rodoviários recuou 36,9%.
Teve queda também na compra de carros comerciais (12,73%). Já o segmento de motos caiu em 12,19%.
Mesmo com a baixa apresentada em fevereiro, a expectativa do setor é que o ano registre alta no número de compras e emplacamentos, segundo a federação.
A Fenabrave disse ainda que os resultados em Mato Grosso assustam o setor na comparação com o nacional, que caiu apenas 1,76% em fevereiro diante do resultado de janeiro.
Segundo a Fenabrave, o estado sofreu por fatores regionais, como política tributária e chuvas, e por outros que afetam a economia nacional.
O período de carnaval também está entre os fatores citados pela federação, levando em consideração que muitas pessoas direcionam as economias para viagens.